Solenidade na Assembleia Legislativa comemora o Dia da Turquia

A iniciativa da sessão solene visa aprofundar os laços entre Brasil e Turquia
29/05/2015 17:59 | Da assessoria da Presidência

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa realizará sessão solene para comemorar o Dia da Turquia e da Comunidade Turca no Estado de São Paulo. O evento será nesta sexta-feira, 29/5, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek, com participação de autoridades, acadêmicos, jornalistas, estudantes, público em geral e, principalmente, integrantes da comunidade turca de São Paulo.

A comemoração é uma iniciativa do Presidente da Assembleia, Fernando Capez, e também do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), que, fundado em 2011, por turcos e brasileiros, tem por objetivo desenvolver atividades para aprofundar os laços culturais e comerciais entre Brasil e Turquia. O CCBT já tem filiais nas principais capitais do país: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, também, em Istambul, na Turquia.

Uma das principais conquistas da entidade foi a oficialização do "Dia da Comunidade Turca na Cidade de São Paulo", sancionado pela Câmara Municipal com a Lei 15.840/2013, a ser comemorado, anualmente, no dia 29 de maio. Essa conquista é considerada um marco para a comunidade turca na capital. Agora, por solicitação de integrantes da comunidade, foi protocolado, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 790/2015, que institui o Dia da Comunidade Turca no Estado de São Paulo, a ser comemorado nessa mesma data.

Para Fernando Capez, "O estreitamente das relações do Brasil com outros países é fundamental para o incremento de trocas comerciais e a intensificação de intercâmbios culturais, tecnológicos e acadêmicos, assim aumentará ainda mais o desenvolvimento econômico, social e a consequente promoção da paz mundial".

alesp