Opinião: Por uma Guarulhos sobre trilhos


01/06/2015 15:58 | Alencar Santana Braga*

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Quando tratamos de Guarulhos, estamos falando de uma das mais populosas cidades do país, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, possuidora do mais importante aeroporto da América Latina e produtora do 8º PIB do Brasil, sendo o segundo maior do Estado de São Paulo. A cidade estabelece com a capital o maior fluxo diário do Brasil, com mais de 146 mil pessoas regularmente se deslocando entre os dois municípios, segundo dados do IBGE.

Isso mostra o quanto é necessária e urgente a concretização dos projetos de interligação por trilhos entre Guarulhos e São Paulo. Projetos estes que, há mais de vinte anos, são constantemente apresentados à população guarulhense, principalmente em períodos eleitorais, e em seguida esquecidos ou deixados de lado pelos sucessivos governos à frente do Estado de São Paulo.

Desde 2013, estivemos juntos ao movimento popular ocorrido na cidade, chamado Guarulhos quer Metrô, que ganhou forte eco nas ruas - com atos públicos - e na imprensa da região metropolitana. O Guarulhos quer Metrô, em pouco tempo, se tornou um dos mais eficazes pontos de pressão social na luta pela mobilidade, com resultados práticos reais como o anúncio, por parte do governo federal, de mais de R$ 4 bilhões para custear as extensões férreas até Guarulhos.

A extensão da Linha 2 - Verde do Metrô, saindo da Vila Prudente com direção a Guarulhos, com um total de 14.4 km, 13 novas estações e duas transposições (Linha 3 - Vermelha, na Penha e com a futura Linha 6 - Laranja, no Jardim Anália Franco), mesmo com recursos federais garantidos, ainda não tem previsão de início efetivo das obras e sua data provável de entrega é constantemente adiada pelo Governo do Estado. Ainda, o projeto não resolve totalmente o problema, pois prevê a chegada dos trilhos somente até o Shopping Internacional, na Dutra, nossa luta é garantir que o Metrô chegue, no mínimo, até a região central, desafogando o trânsito e dando mais qualidade de vida para quem depende do transporte metropolitano.

Outra questão em debate deve ser é a implantação da Linha 13 - Jade da CPTM, ligando a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com uma estação no Parque Cecap. Tal obra, conta com a garantia de recursos federais, mas, apesar disso, anda a passos lentos. Segundo o projeto do governo Alckmin, vai apenas atender aos usuários do aeroporto. É preciso levar a linha mais para dentro dos bairros do entorno do aeroporto, atendendo regiões como Taboão, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

No último dia 28, por exemplo, lançamos na Assembleia Legislativa uma frente parlamentar também com o tema Guarulhos quer Metrô, visando aglutinar ainda mais força e ampliar os espaços debate.

Tal frente parlamentar, que conta com diversos deputados, de diferentes partidos, conscientes da necessidade da chegada efetiva dos trilhos a Guarulhos, vai acompanhar mais de perto e fiscalizar os projetos e as obras.

Garantir o direito ao transporte de qualidade é, também, garantir o direito à educação, saúde, cultura, lazer e trabalho: quanto menos tempo se gasta em deslocamentos, mais tempo sobra para viver, se capacitar, trabalhar e garantir o convívio familiar e social.

*Alencar Santana Braga é deputado estadual pelo PT, coordenador da Frente Parlamentar Guarulhos quer Metrô e presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp