Opinião: Turismo, uma das alavancas para o crescimento do Pólo Cuesta


12/06/2015 11:49 | Fernando Cury*

Compartilhar:


Caros amigos e leitores, o assunto desta semana está entre os grandes potenciais econômicos da região de Botucatu: o Turismo.

Botucatu, juntamente com os outros 10 municípios, compõe o chamado Pólo Cuesta: Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel, com diversas atividades que atraem centenas de pessoas em busca de lazer, esportes de aventura, cultura, espiritualidade e entretenimento.

Dentre as riquezas da região está a existência de um dos maiores reservatórios de água doce e potável do planeta, o aquífero Guarani: o maior do mundo em extensão, com 1,2 milhões de quilômetros, que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Isso, sem contar as centenas de cachoeiras e trilhas em meio a uma natureza exuberante, belíssimas igrejas, propriedades onde se pratica a agricultura biodinâmica e, principalmente, um povo extremamente hospitaleiro.

Dois outros bons exemplos do potencial turístico do Pólo Cuesta estão em Botucatu: a sua escolha para sediar a 2ª edição do Festival Brasil Ride e a Virada Cultural. O Festival Brasil Ride ocorre desde o dia 4 de junho e reúne aproximadamente 4.200 participantes do mundo inteiro. É um dos maiores eventos do país na modalidade de Mountain Bike, e este ano contará ainda com uma etapa do campeonato mundial de ciclismo amador, além de corrida a pé nas diversas trilhas da nossa região.

Botucatu também é palco da já consagrada Virada Cultural, que, em 2015, foi realizada pelo 5º ano consecutivo, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura municipal, com diversas atividades culturais, entre shows, teatro, stand-up, musicais e cinema, para os públicos adulto e infantil.

Não tenho dúvida do potencial e da vocação da nossa região para a prática dos chamados esportes de aventura e para a área cultural. Aproveito para registrar a minha felicidade ao saber, por meio de uma pesquisa desenvolvida pelo consultor em cultura, João Leiva, que 59% da população de Botucatu disse ter ido a um show de música no último ano. É o maior índice do Estado de São Paulo. Parabéns, Botucatu, pela cultura de seu povo!

Como deputado estadual, votei favoravelmente ao Projeto de Lei Complementar 32/2012 " já sancionado pelo governador Geraldo Alckmin ", que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias.

Na prática, a ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades do Estado, exceto as estâncias já existentes, podem concorrer, se preencherem alguns critérios como serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e transporte, informação e receptivos turísticos. Com isso, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento de seu turismo, por meio de um fundo constitucional que, para este ano de 2015, prevê um investimento de cerca R$ 268 milhões para as 70 cidades estâncias.

Na Assembleia Legislativa, quero buscar todos os meios para fortalecer cada vez mais a nossa região como polo de Cultura e Turismo, colaborando com a nossa população no que ela sabe fazer de melhor: receber os nossos visitantes!

* Fernando Cury é deputado estadual pelo PPS

alesp