Da Tribuna


30/06/2015 18:34 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LUIZ FERNANDO

Comunica que, no dia 7 de julho, haverá nesta Casa audiência pública a respeito da lei de incentivo aos esportes, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2015. Informa que as ONGs e os clubes têm financiado esportes por causa desta lei. Convida todos aqueles que trabalham com esporte para participar.

*Pronunciamento realizado em 29/6, republicado por ter saído com incorreção.

CARLOS GIANNAZI

Saúda os presentes nas galerias. Defende a aprovação dos PLCs 06 e 56. Tece críticas ao conteúdo do projeto de LDO. Acrescenta que o PSOL deve obstruir a votação do referido projeto. Repercute negativamente o ajuste fiscal promovido pelo governo do Estado, sobremaneira quanto à educação. Versa a respeito do que considera descaso na administração da Universidade de São Paulo.

ABELARDO CAMARINHA

Critica a majoração das tarifas de energia elétrica em torno de 17%, promovida pela Aneel, e dos pedágios. Informa que participara de reunião com médicos do Hospital São Paulo, em defesa de investimentos em saúde. Dá ciência de greve em 27 universidades federais. Responsabiliza a política econômica, do governo federal, pela atual crise no setor.

CORONEL TELHADA

Manifesta apoio ao atendimento dos pleitos de servidores públicos. Lamenta o falecimento de Fernando da Silva Costa, agente penitenciário, alvejado na face, após ser reconhecido como servidor da Segurança Pública. Clama ao governador Geraldo Alckmin que valorize o funcionalismo público.

JOOJI HATO

Comunica o aumento da apreensão de maconha, pelo Denarc, no Estado de São Paulo. Lê e comenta notícia sobre o tema. Argumenta que a violência consome aporte financeiro que seria destinado principalmente a saúde, esporte e cultura. Manifesta-se a favor da laborterapia em presídios. Lembra a aprovação de projeto de lei que objetiva a colocação de câmeras de segurança em locais estratégicos.

CARLOS NEDER

Lamenta o que considera substituição progressiva da administração direta por organizações sociais. Aduz que universidades públicas, a seu ver, estão em processo de abandono. Defende o debate em torno de um piso mínimo de gastos a serem direcionados à educação. Critica o governador Geraldo Alckmin por inviabilizar, via decreto, o reajuste salarial de servidores públicos.

LECI BRANDÃO

Manifesta-se contrariamente à redução da maioridade penal, em trâmite no Congresso Nacional. Lê e comenta texto sobre provável processo de encarceramento da juventude negra e pobre no país, em detrimento da inclusão social, caso a medida se concretize. Tece considerações em defesa de assistentes sociais e de psicólogos, da educação, do esporte e da cultura. Parabeniza a atriz Marieta Severo pelo posicionamento público a respeito da capacidade do país, diante de períodos de crise.

MARCOS DAMASIO

Apoia a aprovação do PLC 56. Comenta reunião que participara, com oficias de Justiça, para discutir a valorização da categoria. Informa que, no último sábado, estivera em festividade religiosa, a fim de comemorar o primeiro ano de atividade de hospital, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. Acrescenta que houve aproximadamente 220 mil atendimentos no período. Alegra-se com a criação de 396 postos de emprego no hospital. Tece esclarecimentos sobre a origem dos recursos que financiam a instituição.

RAFAEL SILVA

Destaca a relevância do oficial de Justiça para levar a cabo a efetivação das decisões judiciais. Defende a valorização da categoria. Manifesta-se favoravelmente à redução da maioridade penal, com argumentos filosóficos e sociológicos.

LUIZ CARLOS GONDIM

Lamenta o contigenciamento realizado pelo governo do Estado, de obras na região do Alto Tietê. Aduz que é primordial a duplicação da rodovia Mogi-Dutra. Exibe vídeo sobre a captação de água do Rio Guaió, a beneficiar a zona leste da capital, e cidades adjacentes. Afirma ser contrário à diminuição de recursos destinados à saúde, à educação e à segurança, como mecanismo de ajuste fiscal das contas públicas.

CARLOS GIANNAZI

Informa decisão, de obstrução de sua bancada, a projetos do governo, sobretudo à LDO, até que sejam apreciadas as matérias de interesse dos servidores da Justiça. Repudia o não cumprimento da data-base do funcionalismo estadual, no mês de março. Tece críticas à gestão do PSDB no Estado. Avalia como desmonte o que ocorre na Universidade de São Paulo, promovido, a seu ver, pelo atual reitor da instituição. Denuncia possíveis desvios de recursos nas universidades públicas.

CARLOS BEZERRA JR.

Manifesta apoio à aprovação de projetos em favor do Judiciário. Discorre sobre a redução da maioridade penal. Considera que há falta de informação sobre o tema. Declara-se contrário à aprovação de propositura, que tramita no Congresso Nacional. Justifica seu posicionamento, opinando que a prisão de menores infratores resultará na reincidência e no aumento da criminalidade. Avalia a medida como demagógica. Defende a ampliação do debate sobre segurança pública.

ABELARDO CAMARINHA

Declara-se favorável à aprovação de projetos em favor do Judiciário. Atribui o bom funcionamento do Fórum de Marília à parceria feita com a prefeitura daquele município. Reflete sobre a falta de avanços sociais durante os governos do PT e do PSDB, que estão, respectivamente, há 12 anos no governo federal e há duas décadas na esfera estadual. Diz que de 3 trilhões de reais, do orçamento federal, foram destinados apenas 4% para a educação. Repudia paralisação do Hospital São Paulo. Combate o pagamento de juros da dívida do país, na ordem 1 bilhão de reais por dia. Critica aumentos anunciados de 8,54% sobre as tarifas de pedágios paulistas e de 17,04% sobre a conta de luz para clientes da Eletropaulo. Apela pela instalação de CPI para apuração de possíveis irregularidades na Federação Paulista de Futebol. Cita resultado de pesquisa popular, que apoia a redução da maioridade penal. Defende alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente e a punição de menores infratores.

RODRIGO MORAES

Registra apoio aos PLCs nºs 6 e 56, ambos de 2013. Apela ao presidente Fernando Capez que paute as matérias. Lamenta que, a partir de amanhã, dia 1º/7, entrará em vigor as novas tarifas de pedágios nas rodovias estaduais. Repudia o aumento, o qual considera excessivo. Sugere a criação de mecanismos para acompanhamento de contratos de pedágios de concessionárias privadas em operação no país. Defende mais recursos para a Saúde.

alesp