Opinião - Gestão integrada potencializa a RM Vale e Litoral Norte


14/07/2015 11:56 | Hélio Nishimoto*

Compartilhar:


Recentemente, foi divulgado o resultado de um estudo que aponta a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte na quinta posição, entre as 20 regiões metropolitanas do país com melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). A pesquisa avalia educação, expectativa de vida e renda per capita, entre outros indicadores socioeconômicos.

A localização privilegiada, certamente, contribuiu para este bom resultado, pois a região está fixada entre o eixo Rio " São Paulo, onde se concentra dois terços da população paulista, 80% do PIB do Estado de São Paulo e aproximadamente 27% do PIB brasileiro. A expansão econômica do Litoral Norte, com a perspectiva de investimentos pela exploração do pré-sal, também pode ter contribuído.

Embora o mesmo estudo também tenha apontado que a desigualdade na região está cada vez maior, a notícia é boa e deve ser comemorada pelos 39 municípios envolvidos neste plano metropolitano de desenvolvimento que desde 2012 conquistou o status de Região Metropolitana. Uma figura institucional que funciona como um instrumento de planejamento e aplicação de ações e políticas públicas integradas.

Por causa da implantação da RM Vale e Litoral Norte, hoje os problemas que são comuns aos municípios, como transportes, educação, saúde, segurança, habitação, podem ser planejados e financiados de forma conjunta, interligada, não mais independente ou isolada.

Sou um entusiasta desse modelo de gestão e, desde que foi sancionada a lei que criou a RM Vale, em janeiro de 2012, pelo governador Geraldo Alckmin, tenho acompanhado o gradativo fortalecimento dos municípios vale-paraibanos, que adquiriram, como grupo, poder para reivindicar e buscar investimentos junto aos governos estadual e federal. Levando ao pé da letra a máxima de que a união faz a força.

Representando esse grupo existe o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, do qual me orgulho de fazer parte. Presidido pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, este conselho une os prefeitos para a discussão dos principais problemas regionais e define estratégias para solucioná-los. Como parlamentar e intermediador das demandas junto ao governo estadual, destaco algumas solicitações do conselho que já se concretizaram ou estão em andamento, como a construção do Hospital Regional de São José dos Campos e de Caraguá, as obras na rodovia dos Tamoios (no trecho de planalto e de serra), a implantação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública), o prolongamento da rodovia Carvalho Pinto, as novas unidades do Poupatempo e do Detran, as obras no porto de São Sebastião, entre outras.

A região vai avançar ainda mais se ampliar a participação da comunidade no processo de elaboração dos planos e ações, envolvendo e mobilizando todos os interessados. Desse modo, não tenho dúvidas de que a RM Vale vai avançar ainda mais no ranking, ao longo dos próximos dez anos, quando será realizada uma nova pesquisa do IDHM.

*Hélio Nishimoto é deputado estadual pelo PSDB.

alesp