Regulamentação de profissão de analista de Relações Internacionais


16/09/2015 11:24 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


Na terça-feira, 15/9, a Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa aprovou a moção 44/2015 de autoria do deputado André Soares (DEM), que solicita à presidente da República e aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como a líderes partidários, para que seja regulamentada a profissão de analista de relações internacionais ou internacionalista.

Esse profissional tem como principal atribuição conduzir as relações entre povos, nações e empresas. Sua função é promover o entendimento para facilitar acordos políticos, militares, econômicos e culturais, abrindo caminho para exportações, importações e acordo entre países, tanto na iniciativa privada como em instituições governamentais.

A internacionalização da economia amplia o campo de atuação desse profissional, que pode trabalhar em ministérios, embaixadas e ONGs. "O internacionalista se destaca por ter uma visão integrada dos fenômenos verificados além das fronteiras dos Estados. Essas pessoas também possuem uma densa formação de história e conhecimentos relevantes nas áreas de cultura e formação social que são cada vez mais importantes dentro do mundo globalizado", afirmou o deputado.

Agora, o próximo passo é o encaminhamento da moção pela presidência da Assembleia Legislativa para o Congresso Nacional.

andresoares@al.sp.gov.br

alesp