Manifestação de pais e alunos em São José do Rio Preto


06/10/2015 16:01 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


João Paulo Rillo (PT) acompanhou, nesta terça-feira, 6/10, pais e alunos da Escola Estadual Professor Victor Britto Bastos, de São José do Rio Preto, em manifestação contra a divisão das escolas por ciclos. Mais de cem pais e alunos da tradicional escola do bairro Maceno percorreram as ruas centrais da cidade até a diretoria de ensino. Após intervenção de Rillo, a dirigente regional de ensino, Silvia Nakaoski, recebeu o grupo no auditório. "Mais uma vez, o governador Geraldo Alckmin demonstra seu desprezo pela educação, tratando como custo o que é investimento. Vamos resistir a esta mudança autoritária", destaca Rillo.

A iniciativa do governo tucano, na prática, organizará as escolas com apenas um dos ciclos: fundamental 1, fundamental 2 ou médio. São Paulo tem 5.108 escolas, das quais 3.186 mantêm dois ciclos e 479, três ciclos. A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) alerta para o risco de fechamento de mil escolas e demissão de professores. A Secretaria estadual de Educação admite a transferência de aproximadamente 1 milhão de alunos.

Estudantes de Catanduva, Votuporanga, Araçatuba, Leme, Bauru, Tupã, Itapetininga, Guarulhos, entre outras cidades, já se manifestaram contra a proposta e os professores da rede estadual entraram em greve.

Segundo Rillo, "a decisão unilateral do secretário da Educação de Alckmin coloca em prática a meta 21 do Plano Estadual de Educação, proposta que sequer foi aprovada pelo Parlamento. A meta prevê a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental e geraria mais pressão sob os prefeitos para aderirem à municipalização do ensino".

Ainda conforme o deputado, em 1995, com os mesmos argumentos da municipalização, a ex-secretária Rose Neubaeur causou 20 mil demissões de professores, incontáveis transtornos às famílias e estudantes, sem melhorias na qualidade do ensino.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp