Detran/SP usa sistema online para garantir procedência de peças


13/10/2015 11:23 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Legalização de peças é ação de segurança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP) iniciou nesta semana a operação de um sistema online inédito de controle de peças automotivas provenientes de desmanches. O programa permite que o cidadão consulte pelo celular ou tablet a procedência do produto, a partir de etiquetas que serão afixadas em cada peça, com número único de série.

A medida, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (DEM) na Assembleia Legislativa, integrou o lançamento das atividades da segunda fase da Lei do Desmanche (Lei 15.276/2014), considerada referência em nível nacional. "A partir de agora, o cidadão poderá comprar peças de origem legal, bem como denunciar desmanches com suspeitas de irregularidades", disse.

De acordo com o parlamentar, a legalização das peças é mais uma ação de segurança do Estado e da Assembleia em benefício da sociedade. "Esta segunda fase é importante não somente para a comunidade, mas principalmente para comerciantes que atuam neste setor e que agora poderão promover a formalização de seus negócios", completou.

Na primeira fase de implantação da lei, o governo realizou a fiscalização de mais de 900 desmanches (dados de setembro). Cinco lojas virtuais que vendiam peças ilegalmente foram fechadas. "Na prática, essa medida de combate à criminalidade gerou, como consequência direta, a queda dos roubos e furtos de veículos em todo o Estado", finalizou Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp