Alexandre Porto, superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse, em audiência da CPI dos Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga, no dia 10/11, que a obra do contorno ferroviário de Rio Preto, chamada de variante pela agência, será incluída entre as intervenções consideradas prioritárias pelo governo federal. A agência apresentou relação de intervenções de interesse do governo federal nos municípios cortados pela ferrovia. Para 22 municípios paulistas a ANTT sugere soluções integradas (passagem em desnível e passarelas), ao custo de R$ 470 milhões. Também são recomendados três contornos ferroviários, com recursos de R$ 210 milhões; e duas variantes, uma delas incluindo Mirassol, Rio Preto e Cedral, com orçamento total estimado em R$ 1 bilhão. A obra nos três municípios da região está orçada em R$ 318 milhões. No total, a agência prevê investimentos de mais de R$ 4 bilhões no Estado. "As opção de repactuar os contratos pode apressar uma solução para a questão da ferrovia na região, porém é necessário, prioritariamente, discutir com a sociedade e as cidades envolvidas", sugere o deputado João Paulo Rillo. jprillo@al.sp.gov.br