Deputada cobra plano de ação contra vírus da zika


30/11/2015 15:42 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


Beth Sahão (PT) protocolou, na última quarta-feira, 25/11, um requerimento na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, no qual cobra do governo do Estado um plano de ação contra o vírus causador da zika. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença estaria relacionada a uma "explosão" nos casos de microcefalia registrados na região Nordeste, especialmente em Pernambuco.

No requerimento, a parlamentar já questionava a Secretaria Estadual de Saúde, em caráter de urgência, acerca da existência de casos de microcefalia no território paulista.

Na última quinta, 26/11, foram registrados na cidade de São Paulo dois casos de microcefalia, que podem ter relação com o zika vírus, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Ambas as gestantes vieram de Estados da região Nordeste.

Beth exige informações sobre os procedimentos que estão sendo adotados no combate à zika no Estado. "A situação é preocupante e requer o máximo de atenção por parte das autoridades de saúde. Vidas de mães e de bebês estão em risco por conta dessa situação", afirma a deputada.

"No primeiro semestre, centenas de cidades do interior sofreram com uma enorme epidemia de dengue. Em alguns lugares, como em Catanduva, foram registradas dezenas de mortes. Agora, diante desse novo quadro da microcefalia que pode estar relacionada à zika, torna-se de vital importância que as autoridades se desdobrem para evitar essa epidemia ainda mais catastrófica", diz Beth.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp