PL determina retirada de cancelas de pedágio


16/12/2015 19:08 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira, 15/12, Projeto de Lei 940/2015, do deputado Edmir Chedid (DEM), que determina a retirada das cancelas em todas as praças de pedágio adaptadas ao sistema de cobrança automática em rodovias paulistas. Com a aprovação, a proposta será encaminhada para sanção do governador Geraldo Alckmin. "Já existe tecnologia capaz de inibir motoristas que eventualmente queiram se beneficiar da ausência de cancelas", destacou.

O projeto, debatido desde março pelo Legislativo, obriga órgãos responsáveis a remover as cancelas dos pedágios que oferecem serviço eletrônico de cobrança de tarifa, em todas as rodovias do Estado, administradas ou não por concessionárias. Entre os serviços de cobrança automática estão Sem Parar/Via Fácil, Conectcar, Auto Expresso, DBTrans e outros.

"O pedágio eletrônico tem provocado acidentes, colocando motoristas em risco, por apresentar falhas, ou seja, quando o sistema não identifica o tag, um dispositivo fixado dentro do veículo, a cancela não abre. O objetivo do projeto é garantir proteção à integridade física dos usuários", ressaltou o parlamentar.

Segundo Edmir Chedid, há inúmeras reclamações envolvendo problemas com as cancelas. "O mau funcionamento dessas barreiras tem causado danos em veículos, situação que deve ser revista urgentemente pelo Estado, responsável por fiscalizar a manutenção desses equipamentos. Os usuários pagam para ter um serviço de boa qualidade", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp