Sistema de captação de água da chuva nos prédios de órgãos públicos estaduais


15/01/2016 16:25 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:


Com as chuvas acima da média nos últimos meses, as represas passaram a apresentar índices mais animadores com altas sucessivas. No entanto, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa que o sistema produtor de água ainda está na condição de "restrição hídrica", por isso, a economia deve continuar.

O Projeto de Lei 356/2015, de autoria de Marcos Damasio (PR), estimula a economia de água com a implantação de sistema de captação de água da chuva nos prédios de órgãos públicos estaduais. O PL foi aprovado em 15/12/2015 pela Comissão de Finanças Orçamento e Planejamento e está pronto para a Ordem do Dia, podendo entrar em votação já nos próximos meses.

No PL, todos os novos projetos arquitetônicos para edificação e os de reforma deverão incluir a instalação de reservatórios e cisternas para captação da água de chuva, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A água coletada será utilizada para limpeza de espaços físicos diversos, jardinagem e também reaproveitamento nas descargas dos sanitários.

"O governo também tem de fazer a sua parte e dar exemplo de economia e melhor aproveitamento deste recurso. Imagine o quanto o Estado já estaria economizando se este sistema já estivesse em uso. Temos de pensar em ações viáveis e sustentáveis", avaliou Damasio.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp