Da Tribuna


23/02/2016 18:36 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Para comunicação, mostra-se indignado com o fechamento das portas de acesso ao plenário, em razão da presença de manifestantes. Clama à Presidência que explique a medida adotada. Discorda da leitura do art. 280 do Regimento Interno, o qual considera autoritário.

CORONEL TELHADA - Elogia o subtenente Pina e o cabo Marcos Paulo, servidores desta Casa, por descobrirem paradeiro de carro furtado, localizado na zona norte da Capital. Exibe e comenta vídeo que revela a conduta do cabo Giovani Totti, que se deitou em logradouro público, em apoio emocional a criança atropelada. Lê e comenta o art. 280 do Regimento Interno. Afirma que não admite a obstrução de seu discurso, pelos manifestantes.

CARLOS GIANNAZI - Saúda os manifestantes presentes nas galerias. Considera autoritário o teor do art. 280 do Regimento Interno. Critica a Presidência pelo fechamento do acesso ao plenário. Clama pela instalação de CPI a fim de investigar denúncias a envolver a merenda escolar. Repudia o fechamento de cerca de 1.200 salas de aula, promovido pelo governo do Estado, neste ano. Lembra suicídio de professor, devido à não obtenção de licença médica.

GERALDO CRUZ - Para comunicação, solicita à Presidência a abertura do plenário Franco Montoro, a fim de acomodar demais manifestantes. Parabeniza os movimentos sociais que defendem a apuração das denúncias concernentes à merenda escolar. Considera grave o suposto envolvimento de deputados e de servidores deste Parlamento. Declina o nome dos 23 parlamentares que assinaram o pedido de CPI. Informa que visitou escolas estaduais em que não havia disponibilização de merenda escolar. Clama a seus pares que apoiem a investigação.

EDSON GIRIBONI - Tece considerações a respeito da queda de investimentos no PAC, e do fechamento de estabelecimentos comerciais em 2015. Admite que a recessão deve ser agravada no atual exercício. Lamenta a queda da qualidade na prestação de serviços públicos. Clama à Presidência da República que disponibilize medicamentos contra a hepatite C.

LECI BRANDÃO - Saúda os manifestantes presentes. Afirma que o PCdoB não é contrário à instalação da CPI da merenda escolar. Assevera que todos os supostamente envolvidos devem ser investigados. Aduz que defende minorias. Tece paralelo entre a educação e a cultura, como mecanismo de transformação social. Manifesta-se favoravelmente à investigação transparente, com a garantia do amplo direito de defesa. Afirma que a Polícia Militar deve respeitar as manifestações populares e não agredir a juventude negra.

TEONILIO BARBA - Lembra que esta Casa tem nomes citados no escândalo da merenda escolar. Pede que o presidente deste Legislativo ajude na implantação da CPI para investigação do assunto. Menciona que o governador Geraldo Alckmin não pagou reajuste aos servidores públicos no ano passado. Questiona a ausência da imprensa paulista neste assunto. Informa que 71 deputados não assinaram o pedido de CPI. Solicita a presença dos deputados na sessão para que o assunto possa ser debatido. Cita a tentativa do deputado Coronel Telhada de suspender a sessão, o que considera autoritarismo. Combate o pedido, do deputado federal Carlos Sampaio, de extinção do registro do PT.

PROFESSOR AURIEL - Menciona o estado de calamidade de várias escolas estaduais, visitadas pelo deputado durante o período de greve e de ocupação das mesmas. Afirma que a merenda escolar está sendo utilizada como meio de favorecimento e troca. Diz que o PSDB deve ser investigado também, antes de qualquer acusação. Parabeniza os manifestantes, que vieram a esta Casa para pressionar os deputados a assinarem a CPI. Ressalta que todas as CPIs solicitadas pela oposição são vetadas nesta Casa, impedindo a investigação e a supervisão do Poder Executivo. Diz que os deputados tem obrigação moral de assinar esta CPI para uma investigação justa do caso da merenda escolar.

RAUL MARCELO - Diz ser uma honra receber os manifestantes nesta Casa. Considera a presença deles fundamental para que os deputados estaduais possam ser sensibilizados e assinarem o pedido de CPI. Afirma que a qualidade da merenda oferecida aos alunos tem de melhorar. Ressalta que as crianças deveriam fazer todas as refeições na escola, com alimentos produzidos na região e ajudando a fortalecer os produtores locais. Informa que o PSOL assinou o pedido de CPI. Comenta matéria do jornal "Folha de S. Paulo" sobre o aumento de 39% na arrecadação do ITCMD, cuja alíquota é de 4%. Menciona projeto de lei, de sua autoria, para aumentar a alíquota para 8%, sendo que o dinheiro seria investido na Educação. Mostra comparativo da arrecadação deste imposto no Brasil com outros países. Pede apoio dos deputados para a aprovação de seu projeto.

JOÃO PAULO RILLO - Pelo art.82, combate o posicionamento desta Casa sempre que há manifestações, com fechamento de entradas habituais e revista dos manifestantes. Considera esta atitude um resquício da ditadura. Informa que Bebel, uma das lideranças do movimento presente nesta Casa, pediu que fosse realizada audiência pública para discutir a merenda escolar. Diz ser autor de uma representação para investigar a qualidade da merenda escolar, que apresenta uma grande quantidade de sódio e gordura. Destaca sua proposta de obstrução a todas às votações desta Casa enquanto o caso da merenda escolar não for investigado. Parabeniza os manifestantes presentes.

BETH SAHÃO - Saúda a presença dos manifestantes nas galerias. Demonstra sua indignação com o desvio de verbas da merenda escolar, que considera inaceitável. Cita sua reunião com promotor de Bebedouro que investiga o assunto nas prefeituras envolvidas. Afirma que foi nesta cidade que se iniciou o desvio do dinheiro da merenda escolar. Menciona o aumento de gastos com alimentação das crianças no período eleitoral, a contratação da segunda colocada do processo licitatório e o alto custo do suco de laranja da merenda, em torno de sete reais. Ressalta a necessidade de investigação por meio da CPI, que ainda precisa de dez assinaturas para ser implantada. Destaca que nenhuma CPI que investigue o governo estadual acontece nesta Casa. Destaca a forte ligação entre a qualidade da merenda e aprendizado das crianças.

alesp