Governo do Estado inicia obras de interligação do Jaguari " Atibainha

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), destacou a importância das obras de interligação entre as represas Jaguari e Atibainha, que integram a Bacia do Paraíba do Sul e o Sistema Cantareira. A obra, estratégica em nível estadual, foi antecipada a fim de se aumentar os níveis de segurança do Sistema.
02/03/2016 17:52

Compartilhar:

Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas diretamente na Grande São Paulo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-03-2016/fg186004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


O empreendimento permitirá a transferência de 5,13 m³/s de água da Jaguari à Atibainha, garantindo maior segurança hídrica ao abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). "O consumo de água aumenta, por isso a importância desta obra de cooperação federativa, que envolve a união e os esforços do Estado do Rio de Janeiro", afirmou o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que o transporte da água entre as represas será realizado por adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de seis quilômetros. Além disso, o sistema será composto por estação elevatória e subestação elétrica. Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas diretamente na Grande São Paulo. Também temos de destacar o número de empregos gerados, que ultrapassa 5,3 mil vagas diretas e indiretas.

Em breve, a transferência de água poderá funcionar também no sentido inverso (da represa Atibainha para a Jaguari), otimizando a capacidade de reservação dos dois reservatórios, uma ajuda mútua entre importantes sistemas de abastecimento de água, que beneficiará ainda o Vale do Paraíba.

Voltar
alesp