Opinião - Educação para mudar um país


01/04/2016 09:59 | Coronel Camilo*

Compartilhar:


Uma sociedade só pode ter um futuro melhor quando prevalecer a educação, um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É por meio do conhecimento, da preservação de valores éticos e morais e da cidadania que as pessoas melhoram sua qualidade de vida, renda e, consequentemente, ajudam a mudar um país.

Sou um incentivador da educação e bons modos para que todos possam progredir não só na carreira, mas também na cidade onde vivem e no ambiente que escolheram para criar seus filhos. Dentro de todas essas ações positivas, a família tem papel fundamental e precisa ser a grande incentivadora das crianças para que elas respeitem os pais, os avós e os professores e, mais adiante, sejam cidadãs formadas, honestas, com caráter e boa índole.

Como deputado, logo que assumi o cargo aqui na Assembleia, em março do ano passado, criei a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. O objetivo é incentivar boas medidas pelo Estado e promover as práticas simples de desenvolver e sempre ligadas à educação de uma forma geral, além de resgatar os valores morais mais básicos, que caminham tão distantes das nossas novas gerações.

A frente ainda tem a função de entender a família como a primeira escola, onde se forjam o caráter, a dignidade e se promovem ações para estimular a convivência harmônica e responsável entre as pessoas.

Recentemente, estive em reunião com o secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini, e, na oportunidade, reforcei o meu apoio à pasta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Também disponibilizei espaços para a realização de congressos ou seminários a serem organizados por meio da frente parlamentar.

Falei ao secretário sobre o meu projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de São Paulo, enquanto vereador, entre 2013 e 2014, para implantar nas escolas da rede a disciplina de cidadania: não tem a ver com ditadura, trata-se de respeito à pátria, aos símbolos nacionais e ao cidadão. Precisamos incutir bons modos em nossos jovens estudantes. São eles os mais carentes de informações sobre civismo.

Na Assembleia, trabalho para melhorar a vida de todos os paulistas, pois acredito que juntos sempre podemos mais. Cidadania é uma palavra-chave. Tenho falado muito sobre esse tema à sociedade civil organizada e às entidades dispostas a ajudar São Paulo a ser um Estado avançado, com pessoas de bem agindo em diversas áreas.

Se depender de mim, a educação será um tema sempre em evidência nos meus trabalhos. Precisamos de mudança e precisamos retomar aqueles saudosos tempos em que havia respeito mútuo e a gentileza era permanente entre nós.

*Coronel Alvaro Camilo é líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa.

alesp