Secretaria do Meio Ambiente será homenageada em sessão solene

Criação da pasta, em 1986, foi um marco na história ambiental do país
01/04/2016 19:52 | Da assessoria da presidência

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, 4/4, às 20h, solenidade para comemorar os 30 anos da Secretaria estadual do Meio Ambiente. A sessão solene, que acontecerá no plenário Juscelino Kubitschek, é uma iniciativa do presidente Fernando Capez, e deverá contar com a presença de ex-secretários, autoridades do governo estadual e representantes do Sistema Ambiental Paulista.

Criada em 24 de março de 1986, pelo então governador André Franco Montoro, a Secretaria do Meio Ambiente foi um marco na história ambiental do Estado e do país. Há 30 anos, a ideia de proteção ao meio ambiente rivalizava com desenvolvimento econômico. A instauração desse órgão ambiental foi extremamente inovadora, seu protagonismo nas políticas ambientais refletiu-se na elaboração de medidas ambientais nacionais que viriam em anos seguintes.

Ao longo dos anos, a secretaria esteve presente em programas de controle da poluição industrial, de redução da emissão de poluentes de automóveis e em projetos para proteção dos mananciais. Desenvolveu seu compromisso com a Agenda 21 local, criou o Pró-Clima e implantou a Política Estadual de Meio Ambiente, que estabeleceu o Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais (Seaqua). Sempre, com vistas ao seu objetivo primário " promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente, hoje, é prioritariamente responsável pelas ações de planejamento, coordenação, supervisão e controle da Política Estadual do Meio Ambiente, sendo o órgão central do Sistema Ambiental Paulista, que mantém como órgãos vinculados os Institutos Florestal, Geológico e de Botânica, as Fundações Florestal e Zoológico, a Cetesb, além de contar com o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e com a parceria da Polícia Militar Ambiental.

alesp