Opinião - Precisamos valorizar o Banco do Povo


14/04/2016 11:51 | Itamar Borges*

Compartilhar:


Segundo dados da Pesquisa Mensal do Emprego, elaborada pelo IBGE, um em cada cinco jovens de 18 a 24 está desempregado no país. O pior resultado desde 2007. Além disso, a taxa de desemprego já passa de 8%, podendo alcançar os dois dígitos ainda este ano.

Uma situação difícil e que parecia muito longe de acontecer há pouco mais de dois anos, quando o Brasil vivia os momentos finais de uma década marcada pelo crescimento econômico e pela distribuição de renda.

A retração da economia, o aumento do desemprego e a inflação causam problemas para toda a população brasileira e afetam também políticas públicas importantes, como o Programa Banco do Povo Paulista, do Governo do Estado, e que é executado em parceria com as prefeituras municipais.

O Banco do Povo é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido com o objetivo de oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo.

Presente em mais de 500 cidades do Estado, o Programa promove o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades para milhares de pessoas. É, portanto, um agente importante para o fomento do empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

Porém, a crise econômica aumentou consideravelmente a inadimplência, antes mais baixa que em instituições financeiras convencionais. Nesse sentido, é importante que os tomadores de crédito do Programa paguem suas prestações em dia, para que o Banco do Povo possa continuar oferecendo crédito a outras pessoas que precisam de recursos para melhorar seus negócios ou até mesmo àqueles que querem realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.

O perfil do público que procura o Banco do Povo passou por uma grande modificação nos últimos anos; além de micro e pequenos empresários com negócios consolidados, a procura passou a ser feita também por pessoas que perderam o emprego e precisam ter uma fonte de renda para a sobrevivência.

E este novo público interessado nos empréstimos mostra a importância do Banco do Povo neste momento de dificuldade econômica, pois o Programa ainda oferece juros muito atrativos e condições de pagamento facilitadas.

Ressalto também dois projetos de lei, de minha autoria, que tramitam na Assembleia Legislativa. O primeiro trata da expansão, modernização e padronização das agências do Banco do Povo, e o segundo altera a Lei n.º 14.922/2012, para que o bônus por produtividade seja pago diretamente aos agentes de crédito.

São projetos importantes, que visam a valorização do Banco do Povo e dos agentes de crédito da instituição, indispensáveis para o bom funcionamento do Programa.

O Governo do Estado e as prefeituras precisam olhar cada vez com mais atenção para o Banco do Povo, que tem papel fundamental no apoio ao crescimento dos micro e pequenos negócios. E você que busca empreender, não deixe de procurar a agência do Programa de sua cidade.

Itamar Borges é deputado pelo PMDB

alesp