Debate visa maior conscientização sobre a fibromialgia


10/05/2016 20:37 | Da Redação: Mateus Lima Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Marcos Martins realiza palestra de conscientização sobre a doença<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi sancionada a Lei 15.461/2014, de autoria do deputado Marcos Martins (PT), que instituiu o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia. Para maior esclarecimento sobre a lei, o parlamentar realizou nesta terça feira, 10/5, palestra de conscientização sobre a doença.

A fisioterapeuta e professora Étria Rodrigues, mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade Cidade de São Paulo e Bia Amorim, representante da Comissão dos Portadores de Fibromialgia, falaram sobre a fibromialgia, uma doença reumática grave e silenciosa, que acomete cerca de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. É marcada por intensa dor crônica, proveniente de uma hipersensibilidade sem haver lesões no corpo.

A conscientização sobre a doença é muito importante, disseram as palestrantes, já que há dificuldade de os médicos fazerem o diagnóstico, levando o paciente a perambular por consultório médicos de diversas especialidades em busca de tratamento. Também é muito importante proteger e auxiliar o fibromiálgico, debatendo assuntos relacionados à doença, promovendo a troca de experiências e informações sobre o assunto entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral.

Também presente ao evento, o deputado Carlos Neder (PT) citou a criação de um centro de referência no Estado de São Paulo para estudar a patologia. Marcos Martins pediu o apoio e conscientização aos que sofrem da doença. Também participou do evento o deputado Hélio Nishimoto (PSDB).

alesp