Da Tribuna


18/05/2016 18:03 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Comenta matéria publicada na "Folha de S. Paulo", que aponta que o presidente interino, Michel Temer, tomará iniciativas semelhantes às do governo do Estado de São Paulo em algumas áreas. Elenca, entre as propostas, a terceirização de serviços públicos e a repressão a movimentos sociais. Destaca que, na área da educação, o presidente interino pretende estender a bonificação aos funcionários do magistério em nível nacional. Repudia o fechamento do Ministério da Cultura.

WELSON GASPARINI - Relata drama vivido por produtores rurais da região de Ribeirão Preto, que foram vítimas de assaltantes. Informa recente invasão a sítio no distrito de Bonfim Paulista. Apela por mais investimentos em patrulhas rurais, de forma que elas recebam incentivo e modernização. Clama pela intervenção das Polícias Civil e Militar nos casos, uma vez que eles têm sido recorrentes.

PEDRO TOBIAS - Presta homenagem ao bauruense Damião Garcia que, aditou, era torcedor apaixonado de dois times de futebol, o Corinthians e o Noroeste, ambos fundados, coincidentemente, em lº/9/1910. Explica que Damião fora presidente do Noroeste em um dos momentos mais difíceis do clube, ajudando o time retornar à elite do futebol brasileiro. Acrescenta que ele também atuou como conselheiro e patrocinador do Corinthians. Finaliza dizendo que Damião Garcia, também fundador da Papelaria Kalunga, morreu aos 85 anos, em abril deste ano.

JOOJI HATO - Fala sobre as fortes chuvas que atingem a Capital paulista. Lamenta a queda de árvores, no início da semana, que provocou a morte de uma pessoa. Menciona projeto de lei, de sua autoria, que propunha a plantação de árvores frutíferas. Lembra o projeto Pomar Urbano, que consiste na recuperação das margens do rio Pinheiros, uma ação desenvolvida na época em que Mário Covas era governador de São Paulo.

ANGELO PERUGINI - Saúda o município de Hortolândia pelo aniversário. Narra a história da cidade, conhecida como cidade esperança. Lembra as lutas da população por moradia, asfalto e rede de esgoto. Destaca a emancipação de Hortolândia do município de Sumaré. Elenca conquistas e comenta ações durante sua gestão como prefeito daquela cidade.

CORONEL CAMILO - Sai em defesa dos policiais militares do Estado de São Paulo. Pede ao secretário estadual de Saúde, David Uip, que libere a vacinação contra a gripe a essa categoria profissional que, a seu ver, faz parte do grupo de risco. Ressalta as áreas de atuação de policiais, o que, a seu ver, os colocaria em constante contato com possíveis infectados pelo vírus da gripe.

LECI BRANDÃO - Tece críticas pela extinção do Ministério da Cultura. Fala das perdas da classe artística ante a decisão do governo federal. Avalia que a arte é uma forma de defesa dos menos favorecidos. Opina que a cultura salva vidas. Declara apoio às ocupações que vêm ocorrendo em secretarias de Cultura de todo o País. Lê trecho de carta de repúdio de artistas ao fechamento da pasta.

PEDRO TOBIAS - Discorre sobre a crise econômica que qual passa o Brasil. Comenta a queda na arrecadação do Estado, na ordem de 700 milhões de reais. Lamenta o desemprego de aproximadamente 10 milhões de pessoas. Tece críticas ao PT, a quem atribui a responsabilidade pela atual situação.

MARCOS DAMASIO - Agradece o apoio do governador Geraldo Alckmin, que destinou recursos para a construção de um novo corredor que vai ligar Mogi das Cruzes a Suzano, com acesso ao Rodoanel. Fala sobre a aprovação de urgência, ontem, de CPI que vai investigar a máfia da merenda. Comenta o momento do Brasil, que a seu ver, vive uma crise moral, política e econômica sem precedentes. Defende mudanças urgentes para que o País retome seu rumo.

MARCOS MARTINS - Dá conhecimento de que hoje, dia 18/5, é comemorado o Dia do Violeiro. Defende a aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que cria o Prêmio Inezita Barroso. Lembra a importância histórica dos violeiros que, a seu ver, remete aos trabalhadores do campo, às romarias e à construção social, política e econômica do estado. Tece críticas pela fusão do Ministério da Cultura ao da Educação. Diz que, neste ano, não haverá o Osasco Cultural. Critica o ex-secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que agora é ministro da Justiça.

JOOJI HATO - Comenta lei, de sua autoria, de colocação de pisos drenantes, com o objetivo de a água das chuvas. Combate as críticas ao presidente em exercício Michel Temer. Tece comentários sobre a nomeação de mulheres no novo governo federal. Pede apoio de todos ao novo presidente. Afirma que Michel Temer foi eleito juntamente com a presidente Dilma Rousseff. Diz ser o PMDB o maior partido do Brasil, que ajudou Dilma a eleger-se presidente.

ABELARDO CAMARINHA - Solidariza-se com todos os atingidos pelas chuvas ontem em São Paulo. Relata o fechamento, nos últimos cinco anos, de 25 mil leitos do SUS e 220 hospitais que faziam o atendimento SUS. Afirma que o SUS não reajusta sua tabela há nove anos. Discorre sobre a destinação de recursos do BNDES para projetos sociais e empresas.

ED THOMAS - Parabeniza o deputado Sebastião Santos pela participação em programa da TV Alesp sobre a pesca no Estado de São Paulo. Informa que participa da Comissão da CPI da Obesidade Infantil, presidida pela deputada Maria Lúcia Amary. Afirma que a mesma não é menos importante que a CPI da merenda. Menciona projeto de lei, de sua autoria, para combater a obesidade infantil. Destaca a competência do secretário de Saúde David Uip. Apela ao mesmo para implantar o projeto Sorria São Paulo no Hospital Regional HR de Presidente Prudente, para o atendimento de crianças especiais. Apela ao governo estadual que corrija a defasagem nos salários dos trabalhadores do Fundação Instituto de Terras do estado de São Paulo (Itesp) e do DER.

alesp