Pedido de explicações à PM sobre agressões a estudantes em Bauru


20/05/2016 15:00 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


Beth Sahão (PT) protocolou nesta quinta-feira, 19, requerimento de informações na Assembleia Legislativa cobrando explicações da Polícia Militar sobre o caso dos estudantes agredidos em uma república de Bauru. O caso ocorreu na noite do último domingo, quando policiais se dirigiram a uma república de alunos de instituições de ensino da cidade para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego.

O fato foi marcado pelo uso desmedido da violência por parte dos policiais e resultou em seis estudantes feridos, alguns de maneira grave. Participantes da festa e moradores da república denunciaram diversos abusos que teriam sido praticados pela PM, inclusive o espancamento e até o uso de balas de borracha contra pessoas desarmadas. Os estudantes agredidos também relatam que policiais teriam invadido a residência sem que houvesse flagrante delito ou mandado judicial. Além disso, pelo menos um deles relatou, no Facebook, que uma viatura teria feito uma parada, no trajeto rumo à delegacia, para que PMs pudessem desferir tapas em um estudantes detido durante a operação. No requerimento, Beth cobra explicações do comandante-geral da corporação, coronel Ricardo Gambaroni, acerca os possíveis abusos, classificados por ela como violações de direitos humanos.

No requerimento, a parlamentar solicita as gravações de todas as comunicações feitas entre os policiais que atenderam à ocorrência e a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), de modo a poder averiguar as queixas feitas pelos estudantes agredidos. Ela também quer saber de quem partiu a ordem para que os policiais invadissem a residência e fizessem uso de bombas de efeito moral, gás pimenta e balas de borracha contra os moradores da república e os participantes do churrasco.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp