São Paulo lança Plano Estadual de Educação para os próximos dez anos


19/07/2016 10:52 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), destacou a importância das discussões acerca do Plano Estadual de Educação, que foi lançado pelo governo do Estado com o apoio da Assembleia Legislativa. A versão paulista possui 21 metas para os próximos dez anos, uma a mais que o Plano Nacional da Educação.

De acordo com o parlamentar, um dos principais destaques é a construção de um programa de carreira para o magistério de acordo com os orçamentos do Estado e dos municípios. "Para isso, uma das principais estratégias é a criação de um Centro de Estudos Avançados para a formação de docentes em parceria com universidades que garantam a certificação dos cursos", completou.

O plano de São Paulo também está à frente na alfabetização de todas as crianças no máximo até o fim do segundo ano do ensino fundamental. Atualmente, 98,7% dos alunos da rede estadual dessa faixa etária sabem ler e escrever. "Este é um avanço que considero importante, apesar de entender que ainda temos muitos desafios nesta área", disse o deputado.

Edmir Chedid explicou que o Estado também está próximo de completar a meta de universalização do atendimento do ensino fundamental para toda a população de seis a 14 anos de idade durante o período estipulado pelo Plano da Educação. Atualmente, a taxa de distorção idade/série em São Paulo, ou seja, a quantidade de alunos que estão defasados, é de 6,9%.

echedid@al.sp.gov.br

alesp