Da Tribuna


16/11/2016 17:35 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI

Discorre sobre as manifestações de servidores públicos, inclusive policiais, contrárias à reformas propostas pelo governador Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro. Desaprova a gestão do PMDB no Estado. Faz críticas ao governo Temer pelo pacote de proposições legislativas por ele apresentado, que implica retirada de direitos trabalhistas e sociais. Reprova a atuação de Geraldo Alckmin como governador. Comenta prejuízos à Educação causados pelas reformas em curso.

CORONEL CAMILO

Comunica a ausência do ouvidor da polícia do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, após dois convites, na reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Informa que ele será convocado a comparecer. Enfatiza a disponibilidade de parlamentares e cidadãos para escutar o ouvidor nesta Casa. Lamenta a possibilidade de descriminalização do desacato a autoridade.

CORONEL TELHADA

Reprova a ausência do ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves em reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Faz críticas às suas manifestações sobre crimes cometidos pela polícia, na mídia. Oferece condolências aos familiares dos policiais militares soldado Jonatas Ferreira Cruz, assassinado a caminho do trabalho, e cabo Claudio Roberto Florindo da Silva, morto em tiroteio em Fernandópolis. Critica a posse de fuzil pelo criminoso. Desaprova o armamento e equipamentos de segurança oferecidos aos policiais que, a seu ver, são inadequados. Considera que há falta de apoio das autoridades e da imprensa e incompreensão da sociedade civil em relação aos profissionais da Segurança Pública. Faz apelo ao governador Geraldo Alckmin por reajustes salariais para o funcionalismo público.

MARCOS DAMASIO

Demonstra preocupação com acidentes recorrentes na rodovia Mogi-Bertioga. Discorre sobre o histórico de construção e uso desta via. Aponta que ela é uma das principais formas de acesso ao litoral paulista e atende diversas regiões. Pontua que já foram feitas melhorias em região de perímetro urbano da rodovia, mas também há necessidade de realizar reformas no trecho de serra. Informa que acompanhará as ações do Poder Público nesta questão.

LUIZ CARLOS GONDIM

Relata reunião com autoridades municipais sobre enchentes. Mostra imagens de alagamentos em Itaquaquecetuba. Lamenta a morte de uma pessoa nessa ocasião. Enumera as reformas necessárias, sobretudo de assoreamento e rebaixamento de calhas de rios e córregos, nas regiões de Itaquaquecetuba, Santa Isabel, e Itaim Paulista, na cidade de São Paulo. Relata ações de seu gabinete em relação às enchentes em 2015.

ED THOMAS

Tece elogios ao trabalho de inclusão realizado pelas Apaes. Critica a falta de investimentos em infraestrutura e aperfeiçaomento dos profissionais da instituição. Lamenta a possibilidade de fechamento das Apaes. Salienta a importância dessa instituição para as famílias de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Pede atenção da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o repasse de recursos à entidade, de acordo com o estabelecido no Orçamento. Sinaliza que a crise da Educação no Brasil é anterior à crise econômica atual. Comenta propostas do projeto Apae Melhor Idade.

CARLOS GIANNAZI

Oferece seu apoio às reivindicações apresentadas pelo deputado Ed Thomas. Considera que há omissão do governo estadual em relação à educação especial, tanto na rede direta, quanto nas instituições conveniadas. Defende a efetivação da Lei 15.830/2015, de sua autoria, que prevê a limitação de número de alunos em turmas que tenham matrículas de estudantes com necessidades especiais. Orienta a população, sobretudo os responsáveis por crianças e adolescentes com necessidades especiais, a procurar os órgãos públicos para exigir o cumprimento desta medida. Enfatiza que a educação especial é dever do Estado, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

alesp