Opinião - A política está suja
A nação brasileira vive, presentemente, um dos momentos mais tristes de sua história, com a corrupção tomando conta de setores públicos e privados. A Transparência Internacional, por exemplo, classificou o "petrolão" como o segundo maior caso de corrupção do mundo.
Todos os dias tomamos conhecimentos de novos escândalos de corrupção envolvendo grandes empresários do país, políticos e administradores públicos. São bilhões de reais, que poderiam ser investidos na educação, na saúde e no saneamento básico sendo desviados para os bolsos de espertalhões e desonestos.
E infelizmente a justiça, regra geral, demora muito para julgar os grandes ladrões. No escândalo do mensalão, os processos demoraram cerca de 12 anos para chegarem a sentença final. E, praticamente, embora alguns tenham sido condenados e presos, nenhum deles devolveu o dinheiro roubado.
Agora melhorou um pouco, graças à atuação da polícia federal e de alguns membros do Judiciário. Mesmo assim os grandes ladrões " desfrutando da prerrogativa de serem julgados por instâncias judiciárias superiores - conseguem esperar em liberdade o julgamento.
O Supremo Tribunal Federal está entulhado de processos. O acervo atualizado de 61.632 processos indica que, desses, 10.278 estão no Gabinete da Presidência.
É urgente e necessário uma grande reforma em nossas leis e isto só poderá ser feito pelos políticos, pois no sistema democrático esta tarefa cabe a eles.
Não adianta apenas criticar e dizer: a maioria dos políticos não presta. Eles são eleitos e cumpre ao povo escolher melhor participando ativamente do processo de seleção dos mesmos.
Em sua visita ao Brasil o Papa Francisco fez importante pronunciamento sobre isto. "Envolver-se na política " afirmou o Sumo Pontífice - é uma obrigação para um cristão. Nós, os cristãos não podemos fazer de Pilatos e lavar as mãos, não podemos! Temos de nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar na política."
A política " e não há como discordar de Francisco " efetivamente está muito suja. Mas eu pergunto: "está suja por quê?" Porque os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico? É fácil atribuir a culpa a outrem. Cabe, porém a reflexão, a ser feita individualmente: "e eu, o que faço? Cumpro o meu dever, como cristão, de trabalhar pelo bem comum?"
Se todo cristão se conscientizar da sua responsabilidade comunitária e social, certamente a busca do bem comum poderá ser, mais facilmente, concretizada. Dentro da mesma linha se posicionou outra figura reverenciada em todo o mundo, o pastor Martin Luther King ao afirmar, entre outras frases luminares: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Ou, ainda, quando ele dimensiona "a verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio."
Como vivemos tempos de controvérsias e desafios, cabe-nos um comportamento cristãmente adequado no papel de "limpar" a política dando lugar aos bons e alijando, dentro das nossas possibilidades, os maus.
* Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Meia-entrada: quem tem direito ao benefício?
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações