Em defesa dos trabalhadores


15/03/2017 16:36 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:


Para tentar barrar o projeto que pode dificultar o direito de aposentadoria no Brasil, o deputado Rafael Silva (PDT) apresentou moção de apelo ao presidente da República, Michel Temer, pedindo a retirada imediata de diversos pontos da Reforma da Previdência (PEC 287/16) que, segundo ele, prejudicam gravemente as trabalhadoras e trabalhadores do país. A moção também é destinada aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

"Com essa reforma, serão necessários 49 anos de registro em carteira para que uma pessoa tenha direito à aposentadoria com salário integral. Não podemos esquecer que existe um alto índice de homens e mulheres que sobrevivem de bicos, na informalidade, entre um e outro serviço registrado. Assim, para ter direito a uma aposentadoria digna, o brasileiro teria que começar a trabalhar desde a infância, ainda criança", destaca o parlamentar.

Outro ponto questionado na moção é o aumento da idade mínima para que idosos e deficientes tenham acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), que passaria de 65 para 70 anos. "A renda familiar, por pessoa, não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo vigente. Ou seja, ninguém na casa pode ganhar mais que R$ 234. Uma afronta ao povo!" Segundo pesquisa de Rafael Silva, mais de 40 milhões de pessoas economicamente ativas ganham menos de um salário mínimo por mês.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp