Centro avançado para acompanhamento do autismo


03/04/2017 15:19 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:


Segundo a ONU, o autismo atinge 70 milhões de pessoas no mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. No Brasil, estima-se que há cerca de dois milhões de autistas. São mais de 300 mil só no Estado de São Paulo.

O deputado Rafael Silva (PDT) apresentou, em 2013, o Projeto de Lei 411, que dispõe sobre a criação do Centro Avançado de Estudo e Capacitação de Educadores da Rede Pública de Ensino, para inserção de alunos autistas. A proposta tramita com prioridade e pode ser votada esta semana, como uma das ações para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

"A questão do autismo precisa ser discutida de forma natural na sociedade. Pessoas com autismo têm inúmeras habilidades que podem e devem ser acolhidas nos muitos ambientes da vida", ressalta Rafael.

Superintendente da Associação de Amigos do Autista (AMA), Ana Maria Ros de Mello afirma: "Sou a favor da inclusão para pessoas que podem realmente beneficiar-se dela e sendo feita em salas com professores efetivamente preparados".

O ingresso de uma criança autista em escola regular é direito garantido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no Estatuto da Criança e do Adolescente, além da própria Constituição.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp