Opinião: Prepare-se para comemorar a páscoa


03/04/2017 14:20 | Jorge Wilson Xerife do Consumidor *

Compartilhar:


Quando a Páscoa se aproxima, todos nós pensamos em como o ano passa rápido. Mal acaba o carnaval e o comércio já começa a se preparar para a venda de ovos de chocolate. Não só as crianças querem ganhar, como também os adultos gostam de se presentear com essa guloseima peculiar da época pascal. As lojas de departamentos e supermercados ficam recheadas de ovos de todos os tipos, de todos os sabores e de todas as cores, mas os consumidores precisam ficar atentos para que possam fazer uma boa escolha e não assumirem dívidas que comprometam seus orçamentos.

Uma boa alternativa é comprar barras de chocolate ou caixas de bombons ao invés dos tradicionais ovos de páscoa. Muitas vezes a quantidade e a qualidade oferecida é a mesma, mas o preço pode variar muito e até mesmo triplicar, dependendo da marca do produto. Confeccionar os ovos em casa pode ser também uma ótima forma de economizar, além de ser uma divertida brincadeira para as crianças.

Nos ovos voltados para o público infantil " aqueles que vêm com brinquedos no seu interior " é preciso verificar se o acessório é adequado para a idade da criança e se não contém peças muito pequenas que podem ser engolidas. Verifique também o peso do chocolate e se não compensa levar um brinquedo separadamente. Esse tipo de oferta geralmente apresenta os preços mais caros do mercado. Nesse momento, sempre é recomendável deixar as crianças em casa para facilitar a escolha do produto.

Antes de ir às compras, faça uma pesquisa: os valores podem variar muito de um estabelecimento para outro. A internet pode facilitar, e muito, as buscas por produtos mais em conta. Comparando preços, você vai economizar. Fique atento para não gastar mais do que você pode. Na hora de comprar a prazo, cuidado para não parcelar em muitas vezes e comprometer a sua renda mensal já que outras datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais estão previstas. Prefira as compras à vista.

Fique atento às promoções do tipo leve três e pague dois. Verifique a data de vencimento dos produtos que podem ter prazo de validade mais curto. Cuidado também para não levar ovos quebrados que podem perder o encanto na hora de presentear.

Ao escolher os ingredientes para o tradicional almoço de Páscoa, pesquise os preços para fazer uma boa compra. Para quem não dispensa o bacalhau, compre pedaços menores que são mais baratos ou ainda opte pela iguaria desfiada que tem um preço bem mais vantajoso do que o tradicional. Pechinche na hora de comprar!

Para quem pretende viajar no feriado, procure pelas promoções das companhias aéreas ou pelos pacotes oferecidos por agências de confiança. Se for de carro, você pode dividir os custos com os amigos. Muito cuidado ao alugar imóveis por temporada pela internet. Muitas pessoas se aproveitam dessas oportunidades para enganar os consumidores.

Desejo, que antes de tudo, a páscoa seja pra você um feliz momento de confraternização em família e de reflexão sobre a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Boa páscoa!

* Jorge Wilson Xerife do Consumidor é deputado estadual eleito pelo PRB

alesp