Da Tribuna


25/04/2017 18:13 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Tece críticas ao prefeito de São Paulo, João Doria, por declaração em favor das reformas trabalhista e a da Previdência. Repudia decisão do prefeito, que informou que cortará o ponto de servidores que aderirem à greve geral, prevista para dia 28/4. Avalia que o político que apoiar as reformas publicamente está fadado à derrota nas urnas. Combate anúncio de João Doria, de liberar a construção de um shopping center e de um condomínio no Autódromo de Interlagos.

MARCO VINHOLI - Tece elogios às gestões do prefeito João Doria e do governador Geraldo Alckmin. Parabeniza o deputado Carlão Pignatari, que apresentou o PL 194, que organiza a assistência social no estado. Informa o lançamento, para hoje, às 19 horas, da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. Discorre sobre esse tema, bem como sobre a criação de outras frentes parlamentares.

LECI BRANDÃO - Repudia projeto de lei, em âmbito federal, que considera crime hediondo a falsa acusação de estupro. Lê dados sobre esta modalidade criminosa que tem, como principais vítimas, crianças e adolescentes. Repudia o teor da matéria. Lamenta que as políticas públicas atuais visem excluir os mais necessitados e as mulheres.

CORONEL TELHADA - Solidariza-se com o discurso da deputada Leci Brandão com relação às denúncias de crimes. Discorre sobre confrontos entre criminosos e policiais. Reitera salário oferecido pela Polícia Militar do Distrito Federal a soldados músicos, superior a R$ 6 mil, considerado como o devido reconhecimento da categoria. Destaca o alto grau de estresse sofrido por servidores da Segurança. Lamenta a morte de três jovens soldados em Barueri, por afogamento, durante treinamento do Exército no dia de ontem.

DAVI ZAIA - Convida para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Parlamentarismo, dia 26/4. Diz que proposta similar tramita no Congresso Nacional. Discursa sobre a reforma política, com ênfase às características do sistema parlamentarista. Lembra a permanente crise do Brasil, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a posse de um presidente que, a seu ver, não tem o apoio popular.

WELSON GASPARINI - Defende a volta da disciplina educação moral e cívica na grade curricular. Fala sobre uma catraca livre em estação de metrô na Europa, disponível para qualquer passageiro que não puder pagar a passagem. Considera que cada cidadão europeu é fiscal de si mesmo, o que não permite que ele faça uso do benefício sem que haja necessidade. Faz reflexão sobre questões éticas.

MARCOS MARTINS - Faz comentários sobre projetos de leis que são aprovados nesta Casa e vetados, posteriormente, pelo governador. Cita propositura, de sua autoria, que exige o acionamento do gatilho em bombas de combustível quando o tanque estiver totalmente abastecido, que foi vetado pelo Executivo. Elenca municípios onde a mesma legislação já está em vigor. Pede a derrubada do veto.

LUIZ CARLOS GONDIM - Lê e comenta manchete do Diário de Mogi, de hoje, que traz o apelo da Apae para que o cidadão autorize a destinação de um a seis por cento de seu Imposto de Renda devido para a entidade. Comenta visita ao município de Arapeí, onde observou o trabalho da Escola da Família.

SEBASTIÃO SANTOS - Discorre sobre a legislação que estabelece condições e requisitos e define quais municípios se classificam como de estâncias de interesse turístico. Cita os vários tipos de turismo: náutico, de pesca, de negócios e eventos, de saúde e rural, entre outros. Menciona a cidade de Brotas, que se estruturou para o turismo.

MARIA LÚCIA AMARY - Fala sobre a relevância da CPI que investigou a obesidade infantil no Estado de São Paulo, criticada, segundo a parlamentar, por alguns setores. Explica que o relatório final da comissão resultou na abertura de inquérito, pelo Ministério Público, que vai apurar os dados apontados pelo documento. Apresenta estatísticas sobre o tema. Faz agradecimentos gerais.

AFONSO LOBATO - Discorre sobre a precariedade da Segurança Pública. Cita o aumento da violência no Vale do Paraíba, para onde foram enviados mais 12 delegados. Ressalta o papel da sociedade na prevenção da criminalidade, principalmente no que tange às obrigações da família e aos deveres da igreja. Lê parte de carta da CNBB acerca das reformas propostas pelo governo federal. Destaca trecho que diz que qualquer ameaça aos direitos, merece imediato repúdio. Pede que a população fique atenta ao que está sendo imposto pelo governo. Manifesta apoio aos protestos nas ruas.

alesp