Portadores de problemas renais podem ganhar prioridade no atendimento



O Projeto de Lei 739/2016, do deputado Cezinha de Madureira (DEM), teve parecer favorável aprovado, nesta quarta-feira, 3/5, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta dá prioridade no atendimento de serviços públicos e privados do Estado a pessoas com insuficiência renal crônica e às transplantadas.
O projeto fixa como público os serviços de educação, saúde, transporte e assistência social, e como privado os bancos, casas lotéricas, supermercados, lojas de departamentos e similares. O cidadão deverá comprovar o problema renal ou o transplante por meio de documento emitido pelo SUS.
Outra doença discutida na CCJR foi a sífilis. O PL 825/2016, que propõe a criação de campanha publicitária para alerta de gestantes sobre a epidemia de sífilis, teve o parecer favorável aprovado na reunião. A proposta é de que cartazes sejam fixados nos órgãos públicos de saúde do Estado. O projeto é do deputado Orlando Bolçone (PSB) e a iniciativa vai ao encontro do PL 796/2016, de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM), que institui a Semana de Prevenção e Combate à Sífilis, na terceira semana de outubro.
Educação
O ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) pode tornar-se, de acordo com o Projeto de Lei 945/2016, obrigatório na grade curricular de escolas estaduais. O PL, do deputado Rodrigo Moraes (DEM), teve o parecer favorável aprovado, e sugere, entre outras coisas, a oferta de cursos para formação de professores no ensino e uso das Libras, a tradução da língua para o português, e o ensino da Língua Portuguesa como segundo idioma para pessoas surdas.
Ainda no âmbito educacional foram aprovados pareceres favoráveis aos projetos 668/2015 e 401/2016, que dispõem, respectivamente, sobre a obrigatoriedade de escolas da rede pública de ensino fundamental do Estado manterem os alunos em suas dependências durante todo o período escolar, mesmo que não haja aula; e sobre a inclusão de mensagens educativas, que abordem temas da atualidade, nas contracapas de livros, apostilas e materiais didáticos similares custeados pelo Estado. O PL 668 é de autoria do deputado Paulo Correa Jr (PEN) e o 401 é do deputado Celso Nascimento (PSC).
Estiveram presentes, além dos citados, os deputados Célia Leão e Marcos Zerbini (ambos do PSDB); Carlos Cezar (PSB); Afonso Lobato e Roberto Trípoli (ambos do PV); Marta Costa (PSD); Márcio Camargo (PSC); Antonio Salim Curiati (PP) e Edmir Chedid (DEM).
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações