Entrevista com o deputado Celso Nascimento


22/05/2017 15:57 | Mateus Lima - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Empatia com os 94 deputados da Assembleia Legislativa. É assim que Celso Nascimento (PSC), 59, fala sobre sua gestão durante os dois anos de seu primeiro mandato. Ele atua na integração social de pessoas com deficiência " um de seus projetos já é uma Lei Estadual ", o combate e prevenção às drogas, e a preservação do meio ambiente.

Natural de Bauru, no interior de São Paulo, o parlamentar já trabalhou como vendedor de utensílios domésticos e também foi verdureiro. Seu ingresso na vida política iniciou-se na década de 1990 na prefeitura de sua cidade natal. Foi eleito como deputado estadual em 2014, com 79.447 votos.

Mostrar a necessidade de um alcance social maior, informar e ressaltar a importância dos projetos e "o carinho dos pares da Casa pra alcançar esse êxito, aos nove meses de trabalho". Foi essa a fórmula descrita pelo deputado para a aprovação de sua Lei 16107/2016. A norma proíbe a cobrança de taxa de reserva ou quaisquer valores adicionais para matricula ou mensalidade de estudantes com síndrome de Down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento ou outras síndromes.

Para Nascimento, a Lei é um avanço na inclusão social destas pessoas, além de possibilitar um alívio financeiro nas famílias. Nos próximos dois anos de seu mandato, o deputado pretende dar continuidade à aprovação de seus 30 projetos.

Inclusão social

Parafraseando o Art. 5° da Constituição Federal, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", o parlamentar afirmou que irá trabalhar para incorporar políticas públicas de inclusão para pessoas com necessidades especiais no estado de São Paulo. Segundo ele, as pessoas não compreendem as dificuldades vividas por esta comunidade, além disso, "esta causa é pouco discutida", enfatiza o deputado.

Nascimento destaca que um de seus projetos pretende premiar os municípios com maior acessibilidade, "se tiver o cuidado de atender os cadeirantes, pessoas com deficiência visual e dar as condições de ir e vir tranquilamente a cidade será premiada".

O parlamentar acredita no sucesso do Projeto de Lei 215/2017, e afirma "boa fluência" na tramitação dele. O PL avaliará o desenvolvimento nas áreas de habitação e reabilitação, saúde, assistência social, educação, turismo, transporte e mobilidade urbana.

As entidades governamentais devem garantir acesso às pessoas com necessidades especiais. Celso Nascimento exemplifica essa ação ao citar uma cidade do interior de SP que realizou uma sessão de cinema para cegos, com poltronas de movimentos, "ele (o cego) tem a sensação do som, e pelo movimento, ele está fazendo parte de algo pensado para o deficiente visual".

Celso Nascimento ressalta que seu coração está voltado à causa dos deficientes e frisa estar empenhado em "construir para essas pessoas uma ponte de acesso entre o possível e o impossível".

Combate às drogas

O deputado também atua na prevenção e enfrentamento às drogas com crianças e adolescentes. Ele cita seu Projeto de Lei 907/2015, que pretende incluir, na grade curricular das escolas públicas e privadas, a disciplina de prevenção do uso indevido de drogas. Para Nascimento, é preciso conscientizar os estudantes explicando as consequências sociais, familiares, financeiras e malefícios do uso das substâncias. O parlamentar também acredita que a proposta pode ajudar as pessoas que buscam sair desse vício.

Ainda dentro do ambiente escolar, uma das propostas de Nascimento tem como objetivo criar o Conselho Escolar Antidrogas nas escolas. O PL 538/2015 propõe a realização de palestras e workshops organizados pelos próprios estudantes, corpo docente e pais. O deputado acredita que o diálogo sobre o tema seja a melhor forma de prevenção.

Meio Ambiente

Membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente, o parlamentar agrega em seu currículo diversos projetos de proteção à fauna e flora do estado de São Paulo. A preocupação de Nascimento é que esta geração "poderá deixar de ver e de conhecer muitas coisas que existem hoje, pois estão à beira da extinção".

Um dos projetos do deputado, o PL 73/2016, obriga as empresas de geração de energia hidrelétrica a investir no mínimo 1% do valor total de sua receita, em proteção ambiental. As companhias deverão manter programas permanentes de prevenção, melhoria e recuperação das bacias hidrográficas superficiais e subterrâneas, e também investir na conscientização da população sobre a necessidade da utilização múltipla e sustentável dos recursos hídricos.

Para Nascimento, "a água hoje é um liquido extremamente precioso, e está se tornando raro". Ele acredita que os desmatamentos pertos de nascentes estejam prejudicando o meio ambiente e até causando a "extinção daquela fonte de água", fala o parlamentar.

Com o objetivo de prevenir a escassez do mineral o deputado, em seu PL 609/2016, pretende criar um Fundo Estadual de Recuperação de Nascentes de Rios (FUEREN). Nascimento afirma que "a poluição que hoje é feita no planeta está diminuindo a quantidade de água potável em relação às águas contaminadas". Em virtude disso, o projeto irá autoriza o Poder Executivo a dar apoio financeiro a programas que visem promover a recuperação e preservação de nascentes, em área rural ou urbana, de propriedades privadas ou públicas.

Futuro político

Sobre o atual cenário da política brasileira, o deputado Celso Nascimento afirma que é necessária uma limpeza ética e moral e que "muitos políticos fizeram disso apenas um emprego". Ele pretende a reeleição em 2018, e destaca os novos desafios da próxima eleição. "Vai acabar o caixa dois, as empreiteiras não vão poder mais comprar a consciência dos políticos", fala o deputado.

Nascimento acredita que a sociedade política atual esteja desvalorizada e espera para o Legislativo paulista a participação de deputados "que demonstraram honestidade com o eleitor". Ele frisa que o voto é a responsabilidade do eleito, "tudo pelo povo e com o povo". O parlamentar adverte que a população não deve ser corrompida e precisa ter consciência em quem irá votar.

alesp