Entrevista com o deputado João Caramez


23/05/2017 15:30 | Larissa Leão - Foto: VerA MASSARO

Compartilhar:

João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um mandato pautado em assuntos importantes ligados às necessidades da população. Assim o deputado João Caramez (PSDB) define sua atuação política, na Assembleia Legislativa, em seu quinto mandato. Natural de Itapevi e prefeito da região no período de 1993 a 1996, o deputado destaca a figura de seu pai, que foi importante para seu interesse pela vida política. Caramez é idealizador e coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), da Frente Parlamentar a Mineração (FPAM) e da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur).

Relata um "trauma político na infância", devido ao seu pai ser vereador em Cotia, representando os distritos de Itapevi, e lutar para emancipar Itapevi de Cotia (com êxito), o que gerou um transtorno na família. O ferroviário Caramez foi convidado a ser vice-prefeito de uma chapa em Itapevi, em 1976. A princípio ele não queria ingressar na área, foi seu pai que o direcionou para aceitar o pedido, com a justificativa de que ele "precisava continuar o que ele começou".

Caramez ressalta sua admiração pelo pai, desde a sua oratória até à forma com que ele cativava as pessoas. Sobre seu falecimento, próximo à época de eleição, o deputado confessa que "foi um choque. Quem iria me orientar?". Por isso, diz que foi uma campanha muito difícil, que pensava em desistir, mas sempre se lembrava do discurso de seu pai.

Assim, foram surgindo outras oportunidades na sua vida. Em um período foi chefe de gabinete do prefeito na região, mas logo saiu e, em seguida, tentou solo político. O parlamentar conta que, entre derrotas, em 1992 conseguiu sua vitória: ser prefeito em Itapevi. Após candidatar-se a deputado na época do Mario Covas, o governador o convidou para assumir a Casa Civil. Conta que foi "um grande ápice da sua vida política e aprendeu bastante".

MIT

O deputado destaca o Projeto de Lei 258/2017, aprovado no dia 9/4 pela Assembleia Legislativa, que trata dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), com a finalidade de estimular o turismo no Estado. Caramez fala da dificuldade de aprovação do projeto. "Foi uma queda de paradigmas aprová-lo", acentua ele, que em seguida explica que "estamos em um momento que aprovamos um projeto que trata de desenvolvimento, que gera emprego e renda".

Além disso, conta que o projeto era uma idealização desde 2002, a pedido de Mario Covas, que falou ao deputado para que ele encontrasse um caminho para regulamentar a criação estâncias turísticas. "Naquela oportunidade, muitos prefeitos, pensando no dinheiro que recebiam do fundo, queriam se transformar em estância, mas algumas delas não possuíam nenhuma característica", explica. Dessa forma, com as aprovações que aconteciam, "nós chamávamos de estância política e não turística".

Em 2011, o governador Geraldo Alckmin pediu para que ele pudesse acelerar o processo, e Caramez coordenou o grupo dos MITs e Estâncias Turísticas. "Foi um trabalho árduo em conjunto", diz. Para ele, o projeto traz apenas benefícios aos 14 municípios, que receberão cerca de R$ 650 mil por ano para atrair mais turistas.

Atuação parlamentar

Em relação à Frente Parlamentar em Apoio à Mineração (FPAM), Caramez fala que o setor ressentia a falta de um espaço dentro do governo para que eles pudessem levar suas reivindicações e seus anseios. "Se não fosse a mineração, nós não estaríamos aqui. Não teríamos escola, hospitais, energia e alimento", explica ele sobre a importância da mineração.

O resultado dos seus esforços em defesa aos mineradores foi a criação da sub-secretaria dentro da secretaria de Energia do Estado de São Paulo e a mudança da nomenclatura: recebe agora o nome de Energia e Mineração.

Atualmente, o deputado é presidente da Comissão de Transportes e Comunicação pela segunda vez e defende o transporte ferroviário. "Nossa luta é para que essas malhas ferroviárias que foram abandonadas sejam retomadas para o transporte de passageiros e de carga". O deputado alerta que daqui a treze anos todas as rodovias que chegam em São Paulo estarão saturadas. Para isso, ele explica que precisa aumentar o transporte de carga. "Se isso não acontecer, vamos viver em uma situação caótica".

Saúde pública

Em relação à saúde pública, o deputado fez uma emenda à Lei Antifumo 13.541, Artigo 8º, que visa a disponibilizar assistência terapêutica e medicamentos antitabagismo para os fumantes que queiram parar de fumar, em toda a rede de saúde pública do Estado. "O fumante não para de fumar porque não quer, e sim porque ele não consegue", explica Caramez sobre sua iniciativa.

Preocupação com o meio ambiente

Seu gabinete é o único que compensa a emissão de gases efeito estufa. Ele explica que o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) vai até o gabinete e calcula a porcentagem (número de funcionários, gasto de combustível, energia), que resultará em plantios de árvores anualmente. O deputado faz essa ação com alunos da Rede Estadual Pública para plantar as árvores no parque Ecológico do Tietê, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Projetos futuros

Em decorrência do período atual que estamos vivendo, para o deputado o seu maior desafio é "resgatar a credibilidade da população em relação à política". O parlamentar explica que atualmente as pessoas perderam a confiança nos políticos, "e com razão", acentua. Para ele, é possível viver sem alguns políticos, mas a política sempre será uma função nobre e essencial para a vida das pessoas.

Ainda nesse pensamento, o deputado ressalta a ajuda que as redes sociais proporcionaram para a população. "As pessoas podem tirar suas próprias conclusões", afinal nas redes sociais todos os trabalhos que ele e outros deputados fazem são publicados diariamente na página do facebook, por exemplo, para que a população possa acompanhar e opinar.

Para projetos futuros, o deputado esclarece que "enquanto estiver sendo aprovado pela população e Deus lhe dando saúde" ele continuará como deputado, e complementa: "eu me encontrei aqui".

alesp