Escola sem Censura é tema de debate na Câmara


22/06/2017 18:02 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi participou nesta segunda-feira (19/6) do debate Escolas sem Censura e a Educação que Queremos, realizado pela vereadora Sâmia Bomfim na Câmara Municipal de São Paulo. Os participantes, estudantes e educadores engajados no ideal de uma escola emancipadora, não se restringiram ao conteúdo curricular ou à questão da liberdade de cátedra. Ao contrário, questionaram as desigualdades sociais e o papel ordinariamente exercido pela educação que replica a ideologia das classes dominantes.

Entre suas contribuições, Giannazi citou sua atuação na Assembleia Legislativa para barrar o projeto de lei que tentou implantar no Estado as diretrizes do movimento Escola sem Partido. Relator do PL na Comissão de Educação, o deputado conseguiu aprovar seu parecer contrário. Além disso, esclareceu que os projetos similares que tramitam em outras casas legislativas não têm mais condição de prosperar sob o ponto de vista constitucional, vez que já se pronunciaram contrariamente a Procuradoria-Geral da República, o Supremo Tribunal Federal e até a Organização das Nações Unidas.

É ainda de Giannazi a autoria do projeto de lei que cria o Programa Escola com Liberdade. A iniciativa direciona a educação para o pleno exercício da cidadania e assegura a liberdade de aprender e ensinar.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp