Pulverização aérea é discutida em reunião


03/07/2017 17:47 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mapeamento georeferencial de colmeias e a utilização de aplicativo para que as operações sejam comunicadas e as informações compartilhadas entre produtores, empresas de aviação agrícola e apicultores são as definições que resultaram de uma reunião realizada na última quarta-feira (28/6) no gabinete do deputado Afonso Lobato, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O objetivo do encontro foi debater o Projeto de Lei 405/2016 e o Projeto de Lei 406/2016, de autoria do parlamentar, que proíbem respectivamente a pulverização aérea e o uso e comercialização de alguns produtos utilizados para esse fim. "Estamos dialogando para construir uma proposta e para que, ao final, haja mais fiscalização e controle e o compromisso de reduzir a mortandade de abelhas", disse Padre Afonso.

Algumas ações devem ser cumpridas durante o mês de julho, visando um consenso sobre as proposituras. Padre Afonso, inclusive, não descarta a possibilidade de retirá-las da pauta, caso haja um bom acordo entre as partes. "Não vejo nenhum problema nisso, desde que a questão seja equacionada e o elo mais fraco, que são as abelhas e os apicultores, não continuem sendo sacrificados", aponta o parlamentar.

Reuniões de conscientização e de uma experiência-piloto em fazendas visando aproximar defensores da pulverização aérea de apicultores são algumas das ações propostas.

alesp