Comissão de Saúde ouvirá autoridades da Fundação Butantan


04/07/2017 19:25 | Da Redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Deputado Cezinha de Madureira preside comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Cezinha de Madureira preside comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg204883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados membros da Comissão de Saúde decidiram nesta terça-feira, 4/7, convidar os diretores do Instituto Butantan para prestar esclarecimentos sobre supostas irregularidades de contratos firmados pela instituição. O requerimento aprovado pela comissão solicita a presença do ex-diretor presidente da Fundação Butantan, André Franco Montoro Filho, e do presidente do Instituto Butantan, Jorge Kalil. Ainda não há data prevista para ouvir os representantes. A iniciativa do requerimento foi da deputada Beth Sahão (PT).

Campanha de prevenção

Os deputados também foram favoráveis a projeto que sugere uma campanha publicitária para prevenção da sífilis. Segundo o PL 825/2016, de autoria do deputado Orlando Bolçone (PSB), os casos da doença têm aumentado no país, sobretudo em gestantes. De acordo com Bolçone, o objetivo é conscientizar a população por meio de cartazes, que serão fixados em todos os órgãos de saúde do Estado de São Paulo.

Chamada nas salas de espera

A comissão também deu parecer favorável ao PL 693/2016, de iniciativa do deputado Gil Lancaster (DEM). Pela proposta, os estabelecimentos públicos e privados estariam obrigados a colocar aviso sonoro nas salas de espera de consultórios e hospitais, indicando o nome do paciente antes do atendimento médico.

Hospital São Paulo

O presidente da comissão, deputado Cezinha de Madureira (DEM), abriu espaço para ouvir a estudante do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maísa Francisco, que falou das dificuldades que o Hospital São Paulo enfrenta. "Houve diminuição nos investimentos e isso culminou no fechamento de leitos e em cancelamentos de cirurgias", disse.

Na ocasião, foi aprovada a Moção 41/2017 que trata da reinserção do hospital no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Além do presidente, estiveram presentes os deputados Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT), Milton Vieira (PRB), André do Prado (PR), Luis Carlos Gondim (SD) e Marco Vinholi (PSDB).

alesp