Formação de profissionais de saúde será debatida pela Alesp


05/07/2017 18:55 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


A Comissão de Saúde da Assembleia (Alesp) aprofundará o debate sobre a realização de cursos para formação de profissionais na área da saúde na modalidade de educação a distância (EAD). Nesta terça-feira (4/7), por solicitação do deputado Carlos Neder, a comissão aprovou a realização de audiência pública para tratar do tema. A reunião deve ocorrer a partir de agosto, após o recesso do Legislativo.

Uma das preocupações de Neder está relacionada com a qualidade da formação, já que o desenvolvimento das competências exigidas para os futuros profissionais de saúde necessitam do contato direto com pacientes. Além disso, números do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) mostram o forte crescimento da educação a distância nos últimos anos, inclusive nos cursos de saúde, o que pode atingir diretamente a qualidade futura dos serviços. "Essa é uma discussão que precisa ser enfrentada séria e profundamente, a fim de a formação dos futuros profissionais e o atendimento dos serviços de saúde não serem prejudicados", ressalta Neder.

A Comissão de Saúde também aprovou moção de protesto contra as instituições de ensino, públicas ou privadas, que mantêm em funcionamento cursos de graduação na área de saúde exclusivamente na modalidade de EAD. O tema é ainda objeto de outra moção aprovada pela comissão em apoio ao Fórum dos Conselhos Atividades Fim Saúde de São Paulo.

alesp