Políticas afirmativas para mulheres 


08/08/2017 15:35 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:


Os 36 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, de Araraquara, tomaram posse na sexta-feira (4/8), na sede da prefeitura. Composto majoritariamente pela sociedade civil, o conselho cumpre uma agenda de defesa e empoderamento das mulheres. A deputada Marcia Lia participou do evento ao lado do prefeito Edinho Silva, da coordenadora de Políticas para Mulheres, Amanda Vizoná, da secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, e da vereadora Thainara Faria.

"Fiz questão de participar dessa posse porque estamos há muitos anos na construção de políticas afirmativas aqui. Hoje, na Assembleia, tenho procurado aplicar esse conceito em todo o Estado. Mas é simbólico este conselho, que desde 2006 vem trabalhando, e que na atual gestão tem espaço de diálogo e construção política fundamentais para as mulheres", declara a deputada.

Nadia Silva, do (Grupo de Apoio as Pessoas Portadoras de HIV (GASP), que tomou posse, afirma que a atuação no conselho é fundamental para, por exemplo, conseguir movimentar os acessos aos medicamentos para as mulheres. "Além disso, temos importantes projetos para levantar a autoestima das mulheres, que normalmente é muito afetada quando descobre-se o vírus", explica.

Segundo Amanda Vizoná, a sociedade deve compreender que política para mulheres não é só combater violência, mas incluí-las completamente na sociedade.

alesp