Terras poderão ser utilizadas para assentamentos


09/08/2017 19:48 | Da Redação

Compartilhar:

Terras poderão ser utilizadas para assentamentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Plenário da Alesp aprovou, na quarta-feira (9/8), a possibilidade de disponibilizar para instalação de assentamentos rurais áreas que vêm sendo reivindicadas pela Fazenda estadual.

O Projeto de Lei 873/2016, de autoria do governador, altera a Lei 4925/1985, que trata da alienação de terras públicas estaduais a populações rurais.

De acordo com a justificativa do projeto, a legislação anterior é bastante restritiva quanto à celebração de tais acordos, impedindo a utilização de terras devolutas e em processo de legitimação. Com a alteração, essas terras poderão ser usadas como novas áreas para assentamentos, sem ônus para o Estado e em prazo compatível com as demandas sociais, promovendo a regularização fundiária.

Além disso, exclui-se da legislação a menção feita aos processos de legitimação de posse, tendo em vista a existência de regulamentação própria para esse fim.

alesp