Escolas estaduais sem alvarás da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros


21/08/2017 16:18 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi comentou em Plenário, na sexta-feira (18/8), a vistoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado nas escolas da rede estadual e do ensino técnico, com foco na oferta de merenda. A operação, que mobilizou mais de 200 agentes de fiscalização, constatou inúmeras irregularidades, entre elas a falta dos alvarás de funcionamento emitidos pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, que deveriam ser providenciados pela secretaria da Educação.

"O TCE constatou o que temos denunciado aqui: falta de investimento, alimentos vencidos, prédios sem alvarás. Enfim, um verdadeiro caos na área da merenda escolar. Mas se houver uma vistoria mais ampla, será constatada a existência de mais de cem escolas de lata, a ausência de quadras para as aulas de educação física em muitas unidades e, em outras, quadras sem cobertura, que expõem os alunos ao sol intenso ou inviabilizam as aulas nos dias de chuva", enumerou.

Giannazi também citou uma questão mais grave, que é a falta de funcionários, principalmente no quadro de apoio: "Dificilmente encontramos uma escola que tenha o seu quadro completo de servidores. Há um déficit enorme de agentes de organização escolar praticamente em todas as escolas estaduais". Além disso, destacou os baixíssimos salários pagos aos professores e servidores, que estão há quatro anos sem reajuste da inflação.

alesp