Audiência pública sobre instalação de termoelétrica em Peruíbe


29/08/2017 20:57 | Da assessoria do deputado Luiz Fernando T. Ferreira

Compartilhar:


O deputado Luiz Fernando T. Ferreira, em conjunto com diversos deputados e deputadas estaduais, realizam uma audiência pública na Alesp, contrária a instalação de uma Termoelétrica em Peruíbe.

A cidade de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, é o santuário guardião do maior refúgio de mata atlântica ainda intocada, com as últimas árvores nativas de Pau-Brasil e rica variedade de flora e fauna, muitas delas encontradas exclusivamente neste ecossistema. Trata-se ainda de município com vocação turística, onde a prática da pesca artesanal é uma das principais fontes de renda.

O empreendimento representa um grave ataque ao seu ecossistema e coloca a cidade e seus habitantes em risco, como explica o deputado: "Peruíbe pode passar pelos mesmos problemas que Cubatão enfrentou no passado. Vendem a ideia de que o projeto trará geração de empregos, progresso e desenvolvimento, quando não é verdade. Trata-se de uma termoelétrica de 1700 megawatts que vai lançar diariamente poluentes que prejudicam a saúde da população, geram chuvas ácidas e destroem a fauna, a flora e a vida marítima".

O projeto ainda contempla a instalação de dois gasodutos e uma linha de transmissão, que vai passar por aldeias indígenas, e regiões de proteção ambiental, destruindo o Parque Estadual da Serra do Mar.

Luiz Fernando é o coordenador da Frente Parlamentar contra a Instalação da Usina Termoelétrica na Cidade de Peruíbe e autor do PL 673/2017 que proíbe o licenciamento, a instalação e a construção de empreendimentos que produzam gases ou elementos químicos formadores de chuva ácida em áreas localizadas até 20km de unidades de conservação no Bioma Mata Atlântica.

Com a presença confirmada de diversas organizações, como o Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Instituto SocioAmbiental, Instituto de Energia e Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Iniciativa Verde, Eco Juréia, Projeto Biopesca, Ministério Público Federal, OAB, Faculdade de Medicina da USP, entre outros.

A audiência Publica acontece no dia 30/08 , amanhã, às 17h30 no Auditório Franco Montoro da Alesp.

alesp