Mediadores e conciliadores do Tribunal de Justiça lutam por reconhecimento profissional
Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), a Assembleia Legislativa sediou na segunda-feira (18/9) uma audiência pública com mediadores e conciliadores do Tribunal de Justiça. A categoria atualmente atua em caráter voluntário e há anos vem buscando ao menos o pagamento de abono indenizatório, que cubra custos como combustível, pedágio e alimentação. Mas o verdadeiro anseio desses trabalhadores é a profissionalização, tanto dentro da estrutura do Poder Judiciário como junto ao mercado, em câmaras privadas de mediação.
O abono indenizatório para os conciliadores e mediadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) está previsto na Lei 15.804/2015, cuja aprovação contou com o apoio do PSOL. Entretanto, a norma foi objeto de uma ação direta de inconstitucionalidade, requerida pelo procurador-geral de justiça, julgada improcedente em recente decisão do TJ.
Para reforçar seu caráter profissional " e portanto digno de honorários ", a categoria busca regulamentação, que deve ser formalizada por lei federal. No entanto, antes de procurar o apoio de deputados federais e senadores, a Associação Paulista de Mediadores e Conciliadores (Apamec) pretende atuar junto ao Ministério do Trabalho para que haja enquadramento da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Giannazi explicou aos participantes que todos os recursos do Estado são disputados por setores da sociedade, desde categorias de servidores públicos até setores industriais e comerciais. Por isso, é importante que a classe esteja presente na Alesp durante as discussões e votações do Orçamento 2018. "Dinheiro existe, são R$ 206 bilhões de arrecadação. A questão é de vontade política", explicou o parlamentar. Ele garantiu que apresentará uma emenda ao orçamento reservando os recursos necessários para o abono, mas explicou que é necessário um trabalho de convencimento junto a todos os deputados para que a emenda seja aprovada.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações