Comissão de Saúde debaterá efeitos da poluição e melhora da qualidade do ar


20/09/2017 13:30 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


Os efeitos da poluição do ar e o que podemos fazer em termos de legislação e políticas públicas para minorar os prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente são temas de audiência pública aprovada na terça-feira (19/9) pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

De acordo com o deputado Carlos Neder, autor do requerimento que leva a discussão para o Parlamento, apesar de sentirmos os efeitos da poluição, como tosse, garganta e nariz ressacados, dores de cabeça, entre outros sintomas, não temos informação suficiente sobre a qualidade do ar em São Paulo.

Segundo estudo recente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, que analisa relatório do governo paulista sobre a qualidade do ar, o padrão adotado no Estado está defasado há pelo menos 11 anos e está longe da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse sentido, Neder ressalta a importância do tema e de envolver a Alesp nesse debate. "Eventos como esse ajudam a qualificar o papel do parlamento na proposição de leis e políticas públicas", entende.

Para o debate deverá ser realizado ainda este ano, em data a definir. Neder sugere ouvir o professor Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo (USP), o secretário da Saúde, David Uip, que também é médico, e representantes das companhias Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

alesp