Carreta de Mamografia detecta casos de câncer em Suzano


22/09/2017 15:12 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:


Cerca de 40 mulheres já foram encaminhadas para segunda avaliação e tratamento médico após realização do exame de mamografia na Carreta Mulheres de Peito, instalada em Suzano no último mês. O equipamento prestou serviço na cidade por 30 dias, a pedido do deputado Estevam Galvão, e deixou um saldo positivo na saúde local.

De acordo com balanço feito pela Secretaria de Saúde do município, quase 1,5 mil mulheres foram atendidas pela carreta. Deste total, a equipe médica constatou 17 casos com algum grau da doença. Outras 19 mulheres foram encaminhadas para segunda avaliação.

"Por meio da carreta Mulheres de Peito, o Governo do Estado consegue salvar vidas. São quase 40 mulheres que em um mês tiveram a oportunidade de diagnosticar precocemente o câncer de mama e tratá-lo. Além disso, além das mulheres que aguardam pelo exame nas unidades básicas de saúde na cidade, outras pacientes de Suzano e região puderam fazer o exame, sem agendamento prévio ou qualquer burocracia", afirmou o deputado.

Durante todo o mês de agosto, mulheres a partir de 35 anos puderam fazer o exame gratuito de mamografia. Para tanto, apresentaram no ato do atendimento o pedido médio (particular ou SUS), cartão SUS e RG. Mulheres com idade acima de 50 anos precisaram apresentar apenas o cartão SUS e RG, não sendo obrigatória a apresentação do pedido médico.

alesp