Comissão aprova projetos para a área da saúde


27/09/2017 20:42 | Larissa Leão Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209477.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A conscientização da doença sífilis e a formação de comissões multidisciplinares para a prevenção de erros médicos foram temas debatidos nesta quarta-feira (27/09) pelos parlamentares na comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Um dos projetos que teve parecer favorável propõe a criação de uma campanha publicitária de alerta em relação à epidemia da sífilis voltada para as gestantes. Para o autor do Projeto de Lei 825/2016, deputado Orlando Bolçone (PSB) a medida é uma forma de proteger a mãe e o filho. "Eu atuo na faculdade de Medicina da cidade de São José do Rio Preto e lá há pesquisas que demonstram uma alta incidência da doença. É importante que haja a conscientização sobre o tema com o objetivo de evitar que ela seja congênita, ou seja, que passe da mãe para o bebê."

Já o outro PL 756/2016 que teve seu parecer favorável de autoria do mesmo deputado, tem como finalidade formar comissões multidisciplinares para prevenir erros médicos nos hospitais públicos do Estado. Bolçone afirma que a comissão irá contribuir para a prevenção de erros. "A intenção é apurar os acidentes e entender a causa. O profissional não será punido."

O presidente da comissão, deputado Roberto Engler (PSDB) destacou que na próxima terça-feira (03/09) as 14h acontecerá uma reunião extraordinária da comissão. "Devido a falta de reuniões, há um volume de projetos represados. São cerca de 300, sendo que estamos recebendo outros projetos para distribuir aos relatores. Com isso, a reunião extraordinária ajudará a aliviar a pauta", destacou o presidente.

Estiveram presentes na reunião, além dos citados, os deputados Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Edson Giriboni (PV), Marco Vinholi (PSDB), Vaz de Lima (PSDB) Roberto Massafera (PSDB) e Wellington Moura (PRB).

alesp