Opinião - Ações para maior segurança viária


29/09/2017 17:12 | Coronel Camilo

Compartilhar:


Na vanguarda brasileira, a Polícia Militar do Estado de São Paulo tem atuado de forma inteligente ao privilegiar a prevenção do delito. Em razão da Semana Nacional do Trânsito, o policiamento especializado de Trânsito da Corporação tem promovido ações educativas junto a diversos bares e restaurantes da capital.

Esta campanha, intitulada "Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: a minha escolha faz a diferença no trânsito", deixa claro que se trata de uma ação perene, que buscará trazer uma conscientização maior aos motoristas.

Nessa verdadeira força-tarefa, os policiais militares percorrem estabelecimentos comerciais localizados em todas as regiões da cidade de São Paulo alertando aos motoristas acerca dos riscos de dirigir sob o efeito do álcool, por meio de uma abordagem educativa e dadistribuição de etilômetros descartáveis àqueles frequentadores que conduzirão o veículo após sua saída do estabelecimento. Essas ações educativas ocorrem no período das 22h às 00h.

Este tipo de iniciativa é de fundamental importância em um Estado tão populoso como São Paulo. Quanto mais as ações forem revestidas de inteligência e estratégia, baseadas em informações e dados estatísticos, melhores serão os resultados. Analiso esse tema não apenas sob o prisma de ex-comandante geral da Polícia Militar, mas também como cidadão que acompanha diariamente pessoas chorando por vidas de familiares ceifadas por conta de acidentes protagonizados por motoristas alcoolizados.

A polícia tem atuado de forma incessante. Neste ano, o Comando de Policiamento de Trânsito já realizou 2.194 operações Direção Segura, submetendo 102.393 motoristas ao teste do etilômetro. Do total de condutores que foram submetidos ao teste do etilômetro, 13.657 foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Desses, mais de 12 mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. Nessas operações, 243 condutores foram autuados em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.

Atualmente, como deputado, tenho atuado em frentes parlamentares e apoiado diversas ações para diminuir essa letalidade no trânsito paulista. Os prejuízos para os envolvidos nesses acidentes são amplos. Há muita dor por quem sofre as sequelas do acidente ou vê seu parente partir de uma forma prematura, deixando sonhos e projetos no meio do caminho e, em muitos casos, deixando desamparados familiares que dele dependiam,

Os efeitos danosos também estendem-se ao infrator, que se torna responsável pelo cometimento de um crime que poderia facilmente ser evitado.

Estes motivos apontados nos levam a apoiar de forma integral e irrestrita esta ação educativa perpetrada pelo Comando de Policiamento de Trânsito em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Coronel Camilo é deputado pelo PSD

alesp