Abaixo-assinado visa manter Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira


18/10/2017 16:19 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi é um dos signatários e divulgador do abaixo-assinado que visa a assegurar o reconhecimento de Paulo Freire (Recife, 19/9/1921 " São Paulo, 2/5/1997) como patrono da educação brasileira. A homenagem póstuma é fruto de projeto da deputada federal Luiza Erundina, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidência da República como Lei 12.612/2012.

"Neste momento de pautas regressivas, um grupo ultraconservador de direita tenta banir a pedagogia crítica de nossas escolas e, para reforçar essa posição, pretende revogar, no Senado Federal, a homenagem a um dos maiores educadores do mundo, criador de toda uma filosofia de educação emancipadora", afirma Giannazi.

O parlamentar destaca ainda que Paulo Freire é reconhecido internacionalmente, tendo sido o pensador brasileiro mais homenageado da história. O autor de "Pedagogia do Oprimido" foi laureado com os títulos de doutor honoris causa por 41 universidades " entre elas Harvard, Cambridge e Oxford " e de professor emérito em outras cinco. Entre outras deferências da comunidade internacional, recebeu em 1986 o prêmio da Unesco de Educação para a Paz.

Adesões ao manifesto do Coletivo Paulo Freire por uma educação democrática podem ser feitos pelo e-mail paulofreirepatrono@gmail.com, informando nome, profissão, formação e/ou função.

alesp