Leis para o fornecimento de farinata tramitam na Alesp e na Câmara Federal


01/11/2017 15:10 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Após a revolta provocada na população pela intenção do prefeito Doria de introduzir ração humana na merenda escolar da rede municipal, o deputado Carlos Giannazi denunciou no plenário JK, no último dia 27/10, que existem na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados projetos de lei similares ao aprovado na Câmara Municipal. Os três projetos preveem remuneração, por meio de isenções fiscais, às empresas que "doarem" alimentos prestes a vencer.

Na Alesp, o PL 19/2017, proposto pela deputada Célia Leão, está tramitando na Comissão de Direitos Humanos, sendo que apenas um dia antes de Doria anunciar a distribuição dos granulados feitos com alimentos que seriam jogados no lixo, foi publicado requerimento de Roberto Massafera solicitando que a tramitação do projeto passasse a ser feita em regime de urgência.

Na Câmara dos Deputados, o projeto da farinata é de autoria do deputado federal Arnaldo Jardim, que foi secretário da Agricultura de Alckmin. "Ficou claro que não é só um projeto do Doria. O PSDB pretende aprovar esse projeto e introduzir a ração humana em todo o Estado, talvez no Brasil. Estão todos tocando a mesma música", alertou.

Giannazi lembrou que o Conselho Regional de Nutricionistas se manifestou contra o granulado de sobras, considerando a ideia como um retrocesso nas políticas de erradicação da fome. Também destacou que a oferta do produto nos Centros Temporários de Acolhimentos está sendo alvo de procedimento investigativo do Ministério Público.

alesp