Parlamentarismo será tema de debate em Ubatuba


13/11/2017 15:00 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:


A Frente Parlamentar "Franco Montoro" em Apoio ao Parlamentarismo, coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS) e o Instituto Legislativo Paulista - ILP realizam no próximo dia 13, na Câmara Municipal de Ubatuba, o debate "Vamos falar sobre Parlamentarismo?".

Para falar sobre o tema estará presente o ex-deputado federal Eduardo Jorge, autor da PEC 20/1995, que estabelece o Parlamentarismo como regime de governo. Também discorrerão sobre o tema o deputado Davi Zaia, coordenador da frente e o presidente da OAB Ubatuba, Thiago Penha. O evento também deve reunir a presença de juristas, universitários e cidadãos interessados no tema.

De acordo com o coordenador da Frente, objetivo destes encontros é promover a reflexão do assunto, com base em fatos políticos históricos. "Criamos a Frente motivados a promovermos debates como este, que convidam o cidadão para um ambiente reflexivo, com tipos de pensamentos diversos sobre o futuro do país e o regime de governo ideal para a atual conjuntura política", explica o parlamentar.

Frente em Apoio ao Parlamentarismo

O tema passou a ser discutido após ter sido sugerido, pelo ex-deputado Federal, Eduardo Jorge, durante a comemoração do centenário do ex-governador Franco Montoro, grande incentivador do Parlamentarismo no Brasil. De acordo com a Frente Parlamentar, a atual crise política demonstra que o regime presidencialista brasileiro precisa de mecanismos para a manutenção da sua governabilidade, principalmente em momentos de instabilidade. "Assistimos a várias crises políticas e é fato que a substituição de um governo é sempre traumática no presidencialismo. Já o parlamentarismo, permite uma maior participação tanto da população como do parlamento", destaca Zaia.

Serviço:

Debate: "Vamos falar sobre Parlamentarismo?"

Data: 13 de novembro de 2017 I Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Ubatuba " Rua Antônio Marques do Vale, 250

alesp