Audiência pública contra a divisão da EE Gavião Peixoto


16/11/2017 11:49 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi, o auditório Teotônio Vilela da Alesp sediará nesta sexta-feira (17/11), a partir das 15h30, audiência pública contra a divisão da EE Gavião Peixoto em duas unidades de ensino independentes.

O edital para as obras de readaptação da estrutura física foi lançado pela Secretaria da Educação sem que houvesse prévio diálogo com a comunidade escolar, que já havia se posicionado contra a proposta em outras ocasiões. "É uma medida autoritária, que viola o princípio da gestão democrática garantido pela LDB", afirma o deputado.

Situada no bairro paulistano de Perus, a Gavião Peixoto tem 36 salas de aula e atende a quase 4 mil alunos, sendo o maior equipamento público de ensino da América Latina. Mas, segundo Giannazi " que é professor e diretor de escola pública licenciado ", a verdadeira questão a ser resolvida é a falta de investimento, que se traduz, inclusive, no déficit de educadores. O módulo da unidade, de 70 servidores, está desfalcado em ao menos 30 profissionais. Recentemente, sete agentes de organização escolar foram removidos compulsoriamente para outras escolas da Diretoria de Ensino Norte 1, com carência ainda maior no quadro de apoio. O deputado vê a divisão do imóvel como um artifício de Alckmin para o desmonte da estrutura. "Se a Gavião Peixoto virar duas escolas, uma delas acabará sendo fechada", prevê.

alesp