Hospital Universitário da USP é discutido em comissão


12/12/2017 18:41 | Léo Martins - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins e Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O repasse de recursos para o hospital universitário da Universidade de São Paulo (USP) foi tema da reunião da Comissão de Saúde da Alesp, nesta terça-feira (12/12), no plenário Tiradentes.

Por meio de requerimento, o deputado Doutor Ulysses (PV) sugeriu convidar o secretário estadual da Saúde, David Uip, o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, e o diretor da faculdade de medicina da USP, José Otavio Auler Junior, para que tratem do assunto na Alesp.

O presidente da comissão, deputado Cezinha de Madureira (DEM), afirmou que apenas por meio do diálogo é possível fazer uma análise do direcionamento das verbas. "As reivindicações das entidades são necessárias, mas só conversando resolveremos a questão da melhor maneira e poderemos avançar", declarou.

Durante a reunião, o deputado Carlos Neder (PT) apresentou um ofício ao relator da proposta orçamentária de 2018, deputado Marco Vinholi (PSDB), solicitando que sejam incorporados, em forma de rubrica específica, recursos nos valores de R$ 22.555.545,16 para cobrir a folha de pagamento de pessoal e de R$ 42.751.350,00 para o custeio anual da unidade de ensino da USP.

"Se esse dinheiro for incorporado ao orçamento da USP, pode acabar sendo utilizado para outra finalidade. Esse documento, com os valores necessários definidos, foi elaborado pela própria superintendência do hospital e encaminhado ao Ministério Público. Dessa forma, conseguiremos continuar formando alunos e residentes, e eles, prestando serviços à população", disse Neder.

Síndrome de Edwards

O dia da conscientização sobre a Síndrome de Edwards pode ser incluído no calendário oficial do Estado de São Paulo. O Projeto de Lei 755/2017, da deputada Clélia Gomes (PHS), teve parecer favorável dos deputados durante a reunião.

A síndrome reforça a discussão do aborto legal no Brasil. A justiça tem permitido que mães realizem o aborto caso a doença seja diagnosticada nos exames pré-natais. A doença afeta os bebês de até 2 anos e não tem tratamento, sendo geralmente fatal antes do nascimento ou durante o primeiro ano de vida. Seus sintomas incluem baixo peso ao nascer, cabeça pequena e de formato anormal e defeitos congênitos em diversos órgãos. São Paulo foi o Estado onde mais houve pedidos para o aborto em casos de Síndrome de Edwards: 18 no total.

Além dos citados, estiveram presentes à reunião os deputados Doutor Ulysses e Roberto Tripoli (PV); Hélio Nishimoto e Welson Gasparini (PSDB); Itamar Borges (PMDB), Marcos Martins (PT) e Milton Vieira (PRB).

alesp