Opinião - Lar doce lar


19/12/2017 19:07 | Chico Sardelli

Compartilhar:


O contato com as famílias contempladas com apartamentos dos empreendimentos habitacionais Vida Nova I e II, construídos na região da Praia Azul, em Americana, foi uma experiência riquíssima, cheia de emoções. Agradeço o privilégio que tive de, pelo mandato de deputado, ter participado da cerimônia de entrega das chaves para 896 famílias.

Depois de alguns entraves e atrasos, as obras foram finalizadas e oficialmente entregues, permitindo que as famílias habilitadas, que cumpriram todos os requisitos após o sorteio, possam se mudar para seus apartamentos. Com alguns moradores que conversei, o comentário era unânime: "não vejo a hora de poder entrar na minha casa, poder arrumar, decorar e organizar, deixando com a cara da nossa família". Todos ali sonhavam o mesmo sonho e agora expressam a alegria de conquistar a casa própria. Muitos pagavam aluguel ou moravam de favor com familiares.

Esses projetos habitacionais foram construídos por meio do Programa "Minha Casa, Minha Vida " Faixa 1", do governo federal, atendendo famílias de baixa renda, e do Casa Paulista, do governo estadual. As obras ficaram paralisadas durante dois anos e foram retomadas em 2016 com grande empenho da administração do prefeito Omar Najar. Não poderia deixar de citar a atuação, esforço e organização de toda equipe da Secretaria de Habitação de Americana em todo o processo.

Famílias que foram prestigiadas na entrega dos apartamentos pelo presidente da República, Michel Temer, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, por ministros, deputados federais e estaduais, prefeitos de várias cidades, vereadores e secretários municipais. É claro que formalidades não têm nada de interessante para a população, mas ressalto os desdobramentos que esse ato pode trazer de benefícios para a cidade.

Além desse investimento concretizado em habitação, que é prioridade para a população, Americana deve receber recursos para melhorias no Hospital Municipal por parte do governo federal, atendendo pedido dos deputados. Saúde pública é outra área prioritária para a comunidade. O prefeito Omar Najar também teve a oportunidade de entregar ofício ao presidente solicitando investimentos de cerca de R$ 100 milhões para cinco obras de infraestrutura viária.

Frase do escritor francês Anatole France diz que "para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar". Parabéns a todas as famílias que acreditaram nesse grande sonho, que começam uma nova vida e que sejam muito felizes em seu novo lar.

Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp