Opinião- Mais segurança nas compras de fim de ano


21/12/2017 12:20 | Coronel Camilo

Compartilhar:


O roteiro já é conhecido, todo fim de ano, com a proximidade do Natal, milhares de pessoas - muitas impulsionadas pela liberação do 13º salário - tomam as ruas dos grandes centros comerciais. Também são conhecidas as ações de criminosos que se misturam em meio a essas multidões e se aproveitam das distrações dos compradores para praticarem furtos e roubos.

As lojas, por sua vez também recebem e despacham mais mercadorias, têm mais giro de dinheiro e se tornam também alvos de criminosos. A Polícia, por mais que se empenhe, não tem condições de se fazer presente em todos os locais. O cidadão que vai às compras e o comerciante têm de fazer a sua parte, ficar atento e tomar atitudes preventivas inibem a ação criminosa.

Algumas medidas, como ter um roteiro prévio de compras, dinheiro trocado e distribuído em bolsos diferentes, não expor ou contar dinheiro em público, dar prioridade ao pagamento com cartão, transportar os pertences junto ao corpo e evitar carregar vários objetos comprados são exemplos que desviam a ação criminosa.

Outras dicas são, se possível, evitar aglomerações, procurar atendimento de funcionários identificados e ter especial atenção com as crianças se elas estiverem no momento das compras. Especialistas em segurança orientam as pessoas a separarem pequenas quantias de dinheiro para pagar pequenas despesas como lanche e café. Vale lembrar também a antiga recomendação de conduzir as bolsas à frente do corpo, com as alças firmemente seguradas.

Um dos objetos mais visados pelos meliantes é o celular. Importante que seja carregado de maneira discreta. O marginal vale-se principalmente do fator surpresa, que decorre muitas vezes da desatenção das vítimas. Ademais, ele sempre procura se aproximar de quem pretende atacar. O ideal é evitar contato com estranhos. Ao se sentir ameaçada, a pessoa deve entrar em contato com algum policial.

Antes mesmo de ser comandante-geral da Corporação, estive à frente do policiamento da região central da cidade. Devido a este grande afluxo de pessoas, posso afirmar que o efetivo policial, na medida do possível, é sempre reforçado naquela localidade. A união de esforços entre a população e as forças de segurança sempre apresentam melhores resultados.

O período de Natal revela o quanto o povo brasileiro é cortês e generoso. Não deixe que qualquer infrator retire sua alegria. Tome as devidas cautelas e aproveite. Boas compras, boas festas!

Coronel Camilo é deputado pelo PSD

alesp